Quer ter um canto coberto no jardim para proteger algumas plantas ou criar um ambiente confortável com móveis e receber visitas? Invista em um pergolado!
Está precisando de dicas sobre decoração para jardim? Saiba que além de inserir novas plantas é possível criar um novo ambiente nesse espaço. Várias estratégias podem ser adotadas, por exemplo, investir em pedras decorativas e iluminação para jardim, mas nada melhor do que ter um local ao ar livre para descansar e receber visitas.
O pergolado é a melhor opção para colocar plantas mais sensíveis à ação do tempo, pois conseguem protege-las do frio excessivo e do sol muito forte. Sendo assim, seja em jardim externo ou interno, basta ter um pouco de espaço que conseguirá criar seu pergolado.
Confira a seguir os principais tipos de pergolado, materiais usados em sua construção e fotos com sugestões incríveis e simples.
Conteúdo
Pergolado de Madeira
Para quem procura por opções de pergolados mais populares e baratas, as versões em madeira são as indicadas.
Sem dúvida, o pergolado de madeira oferece um ar mais natural ao ambiente e contribuía para um visual com maior ênfase no estilo rústico. Por outro lado, se não deseja manter tal estilo, é possível pintar a madeira e colocar a cor que quiser ou ainda cobrir o pergolado com plantas.
Você pode utilizar ripas, ou troncos e galhos mais grossos na construção de pergolados.
Pergolado de Eucalipto
Os pergolados feitos com eucalipto é indicado quando se quer um visual praiano ou rústico.
Trata-se de uma das madeiras mais usadas em pergolados, mas nesse caso, o eucalipto precisa ser tratado por meio de sistema de autoclave, com o objetivo de prevenir seu apodrecimento. Este sistema de tratamento não é feito apenas em eucalipto, mas em qualquer madeira que tenha esse fim.
Pergolado de Bambu
Deixe sua varanda ou jardim mais bonitos e aconchegantes com um pergolado de bambu.
Pergolados de bambu são aqueles que possuem um teto que parece inacabado por ter algumas falhas, mas é assim mesmo. Por isso, ele consegue dar vazão à entrada do sol, mas sem que os raios entrem de forma intensificada.
No entanto, é possível fazer uma cobertura completa usando plantas, lonas ou outro tipo de material leve, mas resistente. É o mais indicado quando existem móveis no local.
Além disso, quem não pode gastar muito, encontra aqui o melhor custo benefício.
Pergolado de Ferro
As pérgolas feitas com ferro são alternativas mais duradouras às de madeira.
O Custo benefício também é bom, já que as mesmas não exigem tanta manutenção. Além de ter maior durabilidade e ser mais resistente, as pérgolas de ferro ainda são versáteis, tendo em vista que atendem bem a vários estilos de decoração.
Confira alguns modelos lindos de pergolados de ferro e veja qual combina com seu estilo.
Pergolado de Vidro
O vidro é comumente usado como cobertura de pérgolas, mas nada impede que utilizemos o material dos lados. O mesmo só não deve ser usado como estrutura, pois pode não ser resistente como esperado.
Pergola de Concreto
Podem ter um custo maior, mas são resistentes e lindas, além de permitirem diversas formas na horas de construir.
Pergolado Garagem
Sua garagem podem se tornar um espaço de descontração se transformado em pérgola. Veja como:
E você, possui um pergolado em casa? Ou gostaria de possuir? Deixe nos comentários qual desses modelos que você mais gostou, e teria em sua casa.
Comentários