Os pisos drenantes são os que facilitam a permeabilidade da água no solo. Atualmente, existem muitos tipos disponíveis no mercado, uma vez que a tendência das construções urbanas é tornar os solos cada vez mais permeáveis, para evitar enchentes e alagamentos. Por esses fatores, o piso drenante se tornou uma opção muito usada pelos arquitetos, urbanistas e pessoas comuns que desejam usufruir dos benefícios deste elemento.
Instalados em áreas externas, como jardins, garagens e calçadas, os pisos drenantes têm o objetivo de, além de drenar, serem antiderrapantes e muito fáceis de instalar. Confira os principais tipos de pisos drenantes e saiba qual se adaptará melhor a área externa que pretende instalar:
Conteúdo
Concreto e fibra natural
Os pisos drenantes feitos de concreto e fibras naturais normalmente são encontrados em placas pré-moldadas, sendo muito resistentes e possuindo um ótimo custo benefício. Este tipo de piso absorve até 90% da água sobre sua superfície.

Piso drenante: Feito de concreto e Fibra Natural
Pneu reciclado
O piso de pneu reciclado, além de ser uma ótima opção ecológica, é 100% permeável e pode ser utilizado em calçadas, pistas de corrida, beiras de piscina e áreas de recreação infantil, porque possui uma característica resiliente. O piso drenante feito de pneu reciclado é monolítico e sem rejunte ou emendas.

Piso drenante: Feito com pneu reciclado
Placas de concregrama ou piso grama
Uma opção muito conhecida e bem antiga de pisos drenantes é a de placas de concregrama ou como também e conhecido piso grama. A principal função desse tipo é manter a permeabilidade da grama e protege-la contra o esmagamento em áreas com tráfego de veículos, como garagens. O piso grama é fabricado a base de cimento e areia, e por cima ele da um toque mais verde em sua residencia e ao mesmo tempo mantém tudo muito mais limpo.

Piso Drenante: Placas de Concregrama
Resina e granilha
Este tipo é produzido a partir de uma mistura de resina e inertes selecionados. Sua superfície é compacta e porosa, muito útil em lugares que precisam de uma drenagem eficiente, porque protege o solo do desgaste e conserva toda a permeabilidade.

Piso Drenante: Resina e granilha
Intertravados
Os pisos intertravados também são feitos de cimento e são unidos sem a necessidade da utilização de argamassa. As peças são aplicadas sobre uma camada de areia e não precisam ser rejuntadas, e por esse motiva a água facilmente infiltra entre suas peças encaixadas, fazendo assim o solo absorver toda a água, muito utilizado para calçadas residenciais e em alguns casos em vias públicas onde o escoamento da água da chuva e caótico.

Piso Drenante: Intertravados
Os pisos drenantes são bonitos, têm boa durabilidade e são muito ecológicos, porque utilizam materiais como, entulhos de construção, pneus, vidros, fibras vegetais, granitos, sobras de pedras naturais. E ainda por cima solucionar seus problemas caso seu patio acumule muita água quando chove e essa não tem por onde escorrer, por isso essa solução e cada vez mais utilizada por arquitetos e paisagistas, para solucionar o problema das grandes cidades estarem cada vez mais asfaltadas e concretadas.
Necessito construir um pátio de ~ 70 X 30 m com peças de 1,2 X 0,6m. No Rio de Janeiro.
Solicito iniciar conversas para visitas e orçamento. Grato.
Necessito construir um pátio de ~ 100 m² com peças de pisos intertravados, no Rio de Janeiro.
Solicito iniciar conversas para visitas e orçamento. Grato.