Para quem busca uma alternativa de revestimento de piso interessante com um acabamento agradável e resistente, o piso intertravado de concreto é uma ótima opção. Feito em blocos de concreto que se mantêm coesos unicamente pelo atrito entre as peças – por isso chamados de intertravados – esse tipo de piso é ideal para áreas externas que vão sofrer um intenso tráfego de pedestres ou veículos, como o caso de calçadas, pátios de estacionamento ou mesmo para a pavimentação de ruas.
Conteúdo
Como o piso intertravado funciona
O piso intertravado é uma ótima maneira de pavimentar um local que vai receber um grande trânsito de pessoas. Ele funciona da seguinte maneira: blocos (ou bloquetes de concreto) são assentados sobre uma camada de areia ou pó de pedra, próximos um do outro e de maneira que se encaixem perfeitamente. Logo em seguida, o pavimento é unificado, de maneira que fique plano e devidamente assentado.
A pavimentação é muito simples, não requer o uso de material muito diferenciado, embora seja sempre mais seguro contratar mão de obra especializada para evitar qualquer tipo de dano por falta de prática na instalação.
Além de muito resistente ao trânsito de pessoas, o piso intertravado pode também suportar veículos, por isso pode ser o piso ideal para garagens, galpões e calçadas, além de praças e ruas. Nas ruas, esse tipo de produto é uma forma inteligente e bonita de se pavimentar uma cidade.
Vantagens do piso
As vantagens são muitas: além da criatividade, das várias opções de cores (que duram por muitos e muitos anos), esse tipo de pavimentação é muito resistente. Nesse caso, no entanto, os blocos são especiais para suportar um peso ainda maior, portanto é necessário encomendar os produtos de acordo com o lugar em que serão colocados. Sua resistência é medida por um sistema conhecido como MPa (mega pascal); portanto, cada tipo de tráfego requer uma resistência específica.
Com seus vários modelos disponíveis, dimensões e formas, o piso intertravado pode ser utilizado também para compor figuras personalizadas para ornamentação ou até mesmo sinalização de alguma via, já que permite “desenhos” com seus próprios blocos.
Como são assentados sobre a areia, eles não impermeabilizam o solo, permitindo a passagem da água da chuva e diminuindo os riscos de alagamentos e enchentes. Além disso, esse tipo de pavimentação oferece excelente conforto térmico: ele reduz significativamente a absorção de calor, evitando que o solo fique extremamente quente, ajudando a reduzir as ilhas de calor nos grandes centros de cidades. Também vale a pena lembrar que ele reflete até 30% mais luz solar, ajudando a economizar na iluminação.
Como tudo hoje em dia, a questão do meio ambiente precisa ser respeitada e pensada. Nesse caso, o piso intertravado também sai na frente, já que, além da redução nos gastos com energia, ele também pode ser reaproveitado em outros locais. Isso porque os bloquetes podem ser retirados e reutilizados sem nenhum tipo de dano ou perda.
Tipos de bloquetes para piso intertravado
Existem vários tipos de blocos produzidos pelo mercado, cada um apresenta uma performance diferente, sendo que normalmente os blocos com mais faces oferecem um travamento maior entre as peças. Mas também vai depender muito do acabamento estético que o cliente busca, nesse caso, pisos regulares podem até ser mais interessantes. Confira a seguir alguns dos principais tipos de bloquetes para intertravamento:
Bloco 16 faces / onda
É o bloco mais comum, e o que oferece o maior travamento entre as peças, já que possui a maior quantidade de lados para travar o bloco. É possível encontrar o bloquete 16 faces em praticamente qualquer vendedor de pisos intertravados, e também possível encontrá-lo em diversas cores. Pode ser usado tanto na pavimentação de calçadas externas quanto para área de tráfego de veículos.
Bloco retangular / holandês
Bastante popular, o bloquete retangular é um paralelepípedo simples. É um dos modelos com o maior apelo artístico para formar desenhos com cores diferentes em calçadas. Não possui um nível de intertravamento tão alto quanto o do bloquete de 16 faces, logo recomenda-se esse tipo principalmente para calçadas.
Bloco sextavado / hexagonal
Um tipo de bloquete interessante para ser usado no revestimento de calçadas e passeios públicos, seu acabamento liso oferece ao pedestre um passeio suave sobre sua superfície. Apesar de seu número mais elevado de faces do que um bloco de paralelepípedo padrão, seu travamento pode ser até inferior no caso de áreas com trânsito de veículos, já que se trata de um bloco praticamente plano.
Blocos grama
Não blocos de concreto com furos para preencher com grama. Existem muitos modelos e tipos no mercado, esse tipo de bloco mereceria um post próprio. Sua grande vantagem é manter o nível de permeabilidade do piso alto, sendo possível incorporar esse piso no projeto de pavimentação em cidades que exijam certo nível de permeabilidade do solo do projeto, por ser considerado um piso drenante.
Blocos raquete
Um bloco que simula o padrão de textura mosaico de formas de quadrado e octogono. Esse bloco possui mais faces que um bloco holandês simples, logo seu travamento é ligeiramente melhor.
Bloco placa
Um bloco extremamente simples com formato de uma placa quadrada. Seu nível de travamento é bem baixo, mas seu acabamento é bem interessante, podendo ser usado para o revestimento de calçadas, no lado externo, e de piso em alguns ambientes, no lado interno.
Bloco Ossinho
Esse bloquete apresenta um diferencial em que as peças “seguram” umas nas outras. seu travamento é bastante bom, podendo ser usado no revestimento de calçadas externas, e estacionamentos privativos. É possível também encontrar esse padrão de revestimento em diferentes cores, para quem deseja formar algum padrão na calçada.
Bloco 3 pontas
Geometricamente, esse bloco representa a união de 3 pequenos hexágonos. Suas 12 faces proporcionam um nível de travamento bastante elevado, sendo indicado para calçadas e áreas externas. Esse tipo de bloquete, porém, é mais difícil de ser encontrado, pois é menos popular que os tradicionais 16 faces e holandês.
Cores de piso intertravado
Isso vai depender bastante do fabricante com o qual você vai negociar, mas existem cores recorrentes entre os fabricantes, como indicado abaixo do fabricante Pavibloco.
As cores mais comuns de bloquetes de concreto produzidas por fabricantes são o natural – com cor do concreto, grafite, amarelo e vermelho. A partir daí, depende bastante da disponibilidade de cada produtor.
Gostaria de saber mais sobre pisos intertravados. Preços, por unidade, acima de 12 mil posto no RN.