Apesar de se falar muito sobre os cômodos internos de uma residência, há que se ter atenção também às garagens, principalmente em relação ao piso que será instalado. Dependendo do peso do automóvel, poderão ocorrer danificações no piso, como afundamento, e se o piso for escorregadio, poderá dificultar na hora de estacionar o veículo. Se ocorrer vazamento de óleo, poderá manchar o piso, bem como manchas de borracha e fuligem.
Ao escolher o tipo de piso adequado, deve-se levar em conta a necessidade do espaço e a estética, bem como escolher um que seja antiderrapante e pouco permeável, já que a queda de resíduos dos veículos no solo.
Conteúdo
Tipos de piso para garagem
Porcelanato
O porcelanato é um material que absorve pouco os líquidos, o que é ótimo, mas é liso e escorregadio. É um material nobre, vendido em grandes placas, mas bem mais caro que a cerâmica tradicional. Sua resistência é bastante alta, o que torna o material um bom piso para ser usado como piso de garagem.
Ladrilho hidráulico
O ladrilho hidráulico também é antiderrapante, mas cheio de poros, o que é negativo já que pode acumular gordura e deixá-los manchados e com aparência de encardido. Sua resistência é muito alta, tanto que pode ser usado em calçadas públicas onde muitas pessoas costumam caminhar sem grandes riscos de desgaste.
Piso de concreto
O piso de concreto é uma alternativa bastante econômica para quem busca pavimentar a sua garagem. Ele pode ser feito de maneira que facilite ainda a aplicação de outro piso posteriormente, ou seja, como contrapiso. Pode ser executado liso, com um acabamento conhecido como cimento queimado. Dependendo muito da decoração e do projeto arquitetônico, pode ser um ótimo tipo de revestimento.
Piso cerâmico
O piso cerâmico liso em contato com os pneus do veículo causam barulho devido ao atrito, mas são práticos na hora de limpar as manchas. Entretanto, vale lembrar que os pisos cerâmicos comuns – isso é, aqueles que não são porcelanato legítimo – tem uma resistência bem menor que a do próprio porcelanato.
Piso cerâmico emborrachado
P piso cerâmico emborrachado não produz esse barulho e ainda não é escorregadio, mas é necessário lembrar que a limpeza desse piso pode ser mais difícil do que a de um piso liso, como cerâmico ou porcelanato. Esse tipo de piso pode ser executado em placas emborrachadas, ou com uma pintura emborrachada sobre algum piso tradicional.
Piso de pedra
O piso de pedra é resistente e deixa a garagem mais elegante e sofisticada, sendo uma boa alternativa, especialmente quando bem colocado (evitando desnível). A pedra mineira (aquelas colocadas em volta das piscinas) é um bom exemplo deste tipo de piso, mas também tem um custo mais elevado que os demais;
Concregrama
O concregrama, também conhecido como piso grama, é uma espécie de piso intertravado em grelha de concreto que permite o cultivo de grama e é altamente drenante – ele é semipermeável –, sendo resistente ao tráfego de veículos. Esse tipo de piso é feito em concreto permeável, e seu uso garante até 60% de permeabilidade do solo, dependendo do modelo.
Há que se preocupar em combinar a área externa do ambiente com a cor do piso, caso contrário, o conjunto poderá ficar bem destoante do cenário geral. E qualquer piso deve ter uma boa manutenção. Existem produtos químicos específicos no mercado que auxiliam no tratamento dos pisos, fazendo limpeza e/ou selando-os, como os hidrofugantes, que preservam a umidade e evitam as infiltrações.
Acho que para garagem, assim como nos banheiros, o piso de borracha é o ideal. Cuida para não machucar o chão caso tenha a queda de alguma ferramenta e minimiza escorregões.