Planta Hera: Tipos, Como Cuidar? Como Fazer Mudas?

A planta hera é uma espécie de extrema beleza e com várias possibilidades de uso. Aprenda como cuidar e também como fazer mudas da mesma.

De fato, a hera é uma planta que encanta a todos por sua beleza. Contudo, sua principal vantagem é que a mesma é versátil, ou seja, ela pode ser cultivada com distintas finalidades:

  • Para forração de canteiros em áreas externas;
  • Com o intuito de criar espaços mais verdes;
  • Podemos, ainda, plantá-la em vasos suspensos;
  • Como trepadeiras em cercas ou ainda na para cobrir pergolados;

Neste post, vou te explicar quais são os cuidados necessários para se cultivar a planta hera e como fazer suas mudas.  Confira!

Tipos De Hera

Você pode encontrar inúmeras variedades de planta hera, que se diferem quanto ao tamanho das folhas e cor. Contudo, todas são lindas e bem fáceis de cultivar, tendo em vista que se adaptam a diferentes climas. Veja alguns tipos:

Hera Dedo De Moça

Cresce em torno de 3 cm e fica muito ramificada. Suas folhas são pequenas e cilíndricas. A princípio, sua cor é verde, mas pode ganhar um tom rubro ou marrom-avermelhado no verão. Produz flores amareladas e com lindo formato de estrelas.

Hera Coração

Hera Coração

Como o próprio nome diz, a folha da planta hera coração possui um formado que lembra um coração. Também apresenta muitas nervuras.

planta Hera Coração

Hedera Gloire De Marengo

Esta espécie traz folhas grandes e com bastante brilho, em verde-escuro e também com formato de coração.

Hedera Gloire De Marengo

 

Planta Hera Variegata

Por fim, temos a planta hera variegata, super charmosas com suas folhas cheias de manchinhas mais claras.

Hera Variegata estrela

Como Cuidar da Planta Hera

No caso do cultivo da planta hera em vasos, devemos usar a seguinte receita:

  • Areia de construção, terra comum e terra vegetal. A proporção é de 1:1:1. Depois, deve-se adicionar húmus de minhoca para garantir um solo mais fértil.
  • Também é importante fazer uma camada de drenagem no fundo do vaso. Podemos usar argila expandida ou brita. A hera não aceita solos encharcados, logo, é importante que a água escoe com certa facilidade.

Como Fazer Mudas de Planta Hera

Uma grande vantagem de ter essa planta em casa é seu uso para diferentes finalidades, inclusive, com fins paisagísticos e, também, na decoração de ambientes.

A boa notícia é que não é difícil fazer mudas da planta hera. Sendo assim, preparei um passo a passo bem simples que te permitirá fazer as suas e ter vários vasos da mesma em casa.

  • Para cultivar heras, devemos optar por vasos rasos ou cuias. Em se tratando de substrato, vale não usar muito encharcado, pois, isso acaba apodrecendo suas raízes e folhas. Também evite usar potes ou vasos mais altos;
  • O ideal é plantar através de muda, pois as plantadas através de sementes demoram bem mais a crescer;
  • Comece, então, misturando duas partes de solo + uma parte de turfa ou outro material para a drenagem. Insira a muda;
  • Em seguida, deve-se colocar o vaso em ambiente que receba luz de forma indireta (luz solar ou lâmpada);
  • Por fim, precisamos manter a temperatura entre 15 e 25 graus para que a planta se desenvolva adequadamente;

Comentários