As plantas de interiores transformam qualquer cômodo da casa em um lugar esplêndido e agradável. Sempre existe um tipo de planta para qualquer local, desde que haja pelo menos uma boa iluminação natural e clima agradável. A escolha da planta é, obviamente, uma questão de gosto pessoal, mas geralmente existem algumas que complementam um esquema contemporâneo e alguns estilos que se adéquam melhor a cada ambiente. A maioria das plantas de interior ficam bem em praticamente qualquer configuração.
Conteúdo
Dicas antes de selecionar suas plantas de interior
Algumas coisas importantes que devem ser pensadas ao selecionar plantas para atender a decoração da sua casa são:
Localização
A escolha do ambiente em que você colocará sua planta é muito importante. Não coloque as plantas muito perto de eletrônicos e evite correntes de ar frio. Embora a maioria das plantas para interiores sejam bastante tolerantes a uma ampla gama de níveis de luz, muitas não vão gostar muito de sol direto.
Umidade
Certas plantas nativas de regiões tropicais úmidas não ficarão bem em locais de temperatura média, assim como no ar muito seco, as folhas dessas plantas tornam-se amarelas. Algumas deixam de ter flor quando o clima é muito frio. Portanto, antes de comprar a planta apenas pela aparência, verifique em qual tipo de temperatura ela se adapta melhor.
Temperatura
Felizmente, as temperaturas agradáveis para os seres humanos também são boas para a maioria das plantas. As temperaturas medianas (nem muito frio nem muito calor e um pouco de umidade e vento) são satisfatórias para a maioria das espécies.
Luz
A luz é essencial para os processos vitais da planta e para garantir níveis ótimos de crescimento saudável. Em geral, existem três categorias de intensidade de luz para as plantas para interiores: alto, médio e baixo. Mas para saber qual será mais adequado para a que você escolheu, procure saber as especificações da espécie.
Vasos e recipientes
A maioria das pessoas prefere esconder o pote de plástico dentro de um recipiente, pensando sobre a forma, a cor, o tamanho e as proporções do vaso relativo à planta e seu ambiente. Como regra geral, as plantas altas merecem um recipiente maior, e as mais baixas um recipiente menor. É preciso ter atenção para que o formato do vaso não seja desproporcional ao modelo da planta.
Agrupamento de plantas
As plantas de interior, assim como as plantas de jardim, podem adquirir um olhar impressionante quando dispostas em grupos mistos, mas considere a cor, o tamanho e a forma das deles, para que elas se complementem. Muitas plantas de interior decoram de forma fabulosa quando um número da mesma variedade é agrupado geometricamente no mesmo recipiente. Isto é particularmente eficaz em modelos contemporâneos.
Tendências
Algumas plantas criam uma atmosfera deslumbrante quando são colocadas individualmente ao longo de uma parede lisa. Escolha espécies mais arquitetônicas para obter este efeito, como o lírio da paz gigante, que pode fazer uma primeira impressão inesquecível em seu hall de entrada.
Estas são apenas algumas ideias. O potencial para o uso de plantas de interior que transformam os espaços da sua casa é limitado apenas pela sua imaginação.
Comentários