Decidir o tipo dos portões de entrada de uma residência pode parecer um verdadeiro desafio à primeira vista, já que, além de proteger a residência, o portão precisa harmonizar com o estilo da fachada. Mas além de escolher o modelo pela sua estética, precisamos pensar no uso e na praticidade, e o que é prático que os portões automáticos? Porém, para escolher o modelo de portão certo para automatizar, é necessário que conheçamos suas características, por isso preparamos o texto a seguir: um guia definitivo na compra do seu portão automático!
Como há várias de portões automáticos no mercado, é importante decidir qual se encaixa melhor na fachada. Também é importante verificar se o modelo que você deseja está dentro dos limites estabelecidos de afastamentos para a abertura do mesmo. Quando a construção está inapropriada e a fiscalização aparecer, você poderá ser multado e ter de refazer tudo.
Por causa da comodidade e também por segurança, muitas pessoas estão adotando o uso de portão automático na entrada de suas casas. Eles são práticos e funcionam de maneira automatizada, o que facilita muito a entrada e saída.
Dimensões e materiais do portão
Defina primeiro a utilidade do portão, se vai ser para entrada e saída de pessoas ou para veículos.
No caso de veículos, os portões são maiores e por consequência, mais pesados. Quanto maior e mais alto for o portão, maior a força automática aplicada para seu manuseio. Além disso, é importante verificar o peso e a durabilidade do material que você escolher para seu portão automático.
O portão deve ser fabricado com materiais resistentes. Os mais vendidos no Brasil são os feitos de alumínio, ferro e madeira. Já a automatização pode ser feita com especialistas no ramo. De acordo com o peso e o tamanho do portão, mais ou menos força serão aplicados.
Tipos de portões automáticos
Como há várias opções de abertura do portão (de abrir, de correr, pivotantes e basculantes) é ideal conhecê-los um pouco melhor antes de se decidir. No caso de portões manuais, você pode optar pelos de abrir. Mas no caso de portão automático, o ideal seria os de correr e os basculantes.
Os portões automáticos de correr são formados por “folhas”, que quando acionadas, abrem para um dos lados. As laterais não podem invadir as casas vizinhas, nem impedir a entrada de pedestres. Neste caso, verifique a possibilidade de instalar um portão manual só para a entrada social e outro de correr, automatizado. E lembre-se de verificar o espaço necessário para a instalação, se este modelo for sua opção.
Os pivotantes recebem este nome pois são sustentados por pivôs. Geralmente possuem duas folhas. No caso do automático, ele recebe um aditivo extra de peso, por causa do esforço durante a abertura do portão.
Já os portões automáticos basculantes funcionam a partir de um contrapeso. Eles são parecidos com as portas basculantes, necessitando de uma viga superior para se movimentar (girar). Este é um modelo de portão que funcionará melhor se for automatizado.
É importante perceber como será a abertura do portão e se é possível automatizá-lo. A vantagem é não precisar sair do carro quando quiser guardá-lo. Além de economizar tempo, em alguns lugares esta opção é mais segura.
Procure um fabricante confiável e converse com pessoas que já tenham utilizado os serviços do mesmo. Os preços variam bastante, mas preze principalmente pela qualidade dos motores, que vão garantir vida longa a seu portão.
Solicito orçamento com a brevidade possível para o fornecimento de um portão seccionado Branco de 2,20 de altura e 2,72 de largura (a abrir eletronicamente)
Adaptação de um portão de três folhas a abrir eletronicamente (talvez sistema basculante)
Para montagem em Santa Iria de Azóia.
Com os melhores cumprimentos,