Seja para decorar ambientes grandes ou pequenos, os puffs são móveis feitos para exercer diferentes utilidades. Mesmo com tantas características positivas, o puff tem principal determinação que é: nunca atrapalhar a passagem do espaço. O móvel pode decorar vários espaços, mas sempre de forma a ganhar destaque sem interferir na circulação. Para quem deseja que a peça não ganhe tanto destaque na decoração, o puff também pode ficar debaixo da mesa de centro ou introduzido como um rack. Com a destinação certa dentro de um ambiente, o puff não precisa ser o móvel mais chamativo do cômodo, mas ser um apoio para certas situações, como reuniões, bate papo ou suporte para um livro durante a leitura.
Várias Funções Acumuladas dos Puffs
As inúmeras funcionalidades de um puff tornam a peça muito útil. Esses objetos servem como um assento, como uma mesa de centro e também como a extensão de um sofá ou poltrona da sala, para se tornar um apoiador de pé. Ainda mais funcional e prático, o puff baú serve muito bem para guardar inúmeros tipos de objetos. Essa peça do mobiliário é ótima para casas e apartamentos que possuem pouco espaço, necessitando de soluções inteligentes para decorar. Nos imóveis maiores, o puff é igualmente útil, porque assumindo outros papéis, como nas salas de estar, dividindo o espaço e transformando a disposição dos móveis.
O modelo, a forma e a tonalidade do puff dependem do tipo de decoração do cômodo em que ele vai estar. Ou seja, os puffs conseguem dar um ar descontraído em um ambiente mais descolado, mas não podem ser apenas colocados de qualquer forma no espaço para compor o resto do lugar. Se a peça for estampada, o aconselhável é que exista outro objeto no ambiente que consiga entrar em harmonia com o desenho do móvel. A dica principal é: se a pessoa for utilizar o puff para complementar um sofá ou poltrona, a peça deve, de preferência, ser com textura ou cor semelhante à que está completando.
Outra coisa a se pensar é o tecido do puff, o móvel também precisa seguir o tipo de decoração do cômodo com essas características semelhantes. Uma sugestão é que o puff combine com o papel de parede, com o sofá e com o tapete, entrando em uma sintonia. As opções são as mais variadas, como sarja, camurça, couro e suede. No momento em que o puff for utilizado como apoio para bandejas de comidas e bebidas, é ideal que os tecidos sejam de fácil lavagem, como o facto dunas ou o couro. Nessa onda também podem entrar os puffs de garrafas pet: um tipo novo de móvel artesanal que vem ganhando aceitação no mercado, alem de ser feito com produtos reciclados.
De modo geral, o puff é tão prático que não precisa ficar restrito apenas à sala. A peça pode muito bem estar presente em varandas, alpendres e sacadas, servindo para as pessoas se sentarem ou como uma pequena mesa. O uso em quartos também é muito indicado, principalmente no das crianças, não ocupando tanto espaço, mas servindo para os pequenos brincarem de desenhar ou fazer a lição de casa ou como um organizador de brinquedos, caso o puff seja do modelo baú. Para quartos de adolescentes, a peça funciona como banco para conversar com os amigos.