A cozinha é um dos ambientes de trabalho da casa com maior tempo de permanência do usuário, daí a importância de se pensar, planejar e investir muito bem nos revestimentos para cozinha corretos. Entre os diversos tipos de revestimentos presentes no mercado, é importante avaliar as características de cada tipo de revestimento e valiar junto ao preço qual o que melhor se encaixa nas suas necessidades.
É necessário atenção ao escolher o revestimento, pois as paredes deverão ornar com o restante do ambiente (mobílias), principalmente com o piso. Aconselha-se a usar cores mais claras nas paredes e mais escuras no piso. Para pintar tanto parede quanto piso, o ideal é que as cores sejam escolhidas do mesmo fabricante, pois a tonalidade de uma marca para a outra pode variar e não ser do seu agrado.
Conteúdo
Tipos de Revestimentos para Cozinha
Revestimentos cerâmicos
No piso, costuma-se usar porcelanato ou azulejo. Pisos claros, neutros e com texturas discretas tendem a ter resultados melhores no quesito durabilidade, uma vez que cores aplicadas podem perder sua tonalidade ao longo do tempo. Quanto a material, cimento queimado, porcelanato, cerâmicas e ladrilho hidráulico são as opções mais procuradas.
O revestimento cerâmico é um dos mais procurados e apreciados pelo mercado. Ele tem durabilidade garantida, é resistente e de fácil limpeza, impermeável e não inflamável e ainda tem custo acessível. É um tipo de piso que pode ter menor espaçamento entre as placas, evitando assim sujeira e acúmulo de água.
Revestimentos em pastilhas
Outra ideia interessante na hora de revestir o ambiente da sua cozinha são as pastilhas de vidro aplicadas em paredes da cozinha. Esse tipo de revestimento é super prático, alguns modelos já possuem um adesivo próprio que facilita muito a aderência das peças, e dão um acabamento super legal para as paredes da sua cozinha.
Pastilhas de Inox
Pastilhas de Cerâmica
Pastilhas de Vidro
Revestimentos de pedras
Outra ideia interessante e que tem ganhando destaque é o uso de pedras para o revestimento de paredes, inclusive na cozinha. As pedras possuem a característica de dar um ar mais rústico ao ambiente, que pode ser usada para combinar com uma decoração mais retrô na sua cozinha, ou mesmo para criar um destaque de cores na parede de sua cozinha.
Revestimentos para cozinha de madeira
Outra ideia super tradicional para projetos de decoração de cozinhas, mas que possui um charme muito íntimo. A madeira pode ser usada na composição de móveis, ou mesmo na base de bancões para a cozinha e similares. Seu acabamento pode tanto influenciar designs de cozinhas mais antiquados, com uso de móveis retrô, quanto designs mais modernos, para cozinhas sofisticadas.
Revestimento Queimado
O cimento queimado é um revestimento ideal para quem quer economizar, mas não quer abrir mão da qualidade. Trata-se de um acabamento para o concreto que combina muito com decorações estilo industrial, ou decorações modernas minimalistas. Seu acabamento pode ser na cor do concreto puro, ou o chamado cimento queimado branco, que usa pó de mármore para queima do concreto, deixando com o acabamento mais claro.
Cuidados com revestimentos para cozinha
Alguns aspectos devem ser observados ao escolher um revestimento. Primeiramente, deve-se verificar se o PEI do produto está adequado ao local onde ele será utilizado. O PEI – Instituto de Esmalte para Porcelana – indica onde uma cerâmica deve ser usada e consiste em um índice que mede a resistência à abrasão (desgaste) provocada pelo tráfego de pessoas e movimentação de objetos e/ou mobílias, sem danificar o aspecto visual do material. A escala vai de 1 a 5, sendo
O 0 é usado somente em paredes;
- 1 é considerado leve, para banheiros e dormitórios residenciais;
- 2 médio para interiores residenciais de menor circulação;
- 3 do médio para intenso, usado em corredores, sacadas, cozinhas residenciais e áreas residências internas de circulação moderada;
- 4 intenso, para hospitais, bancos, lojas e escolas;
- 5 o mais resistente e adequado às áreas de maior circulação – superintenso, para ambientes públicos e de tráfego intenso, como supermercados e rodoviárias.
No caso das cozinhas, aconselham-se pisos com esmalte PEI 3 ou 4. Sempre recorra à mão de obra especializada, ou seja, profissionais aptos a esse trabalho.
Comentários