Rodapé Embutido » O Que É? Vantagens, Desvantagens e Como Fazer

O rodapé embutido é um acabamento que vem conquistando espaço na decoração de ambientes. Veja se vale a pena e aprenda como fazer.

Como é natural, os projetos arquitetônicos vão evoluindo com o passar dos anos e a tendência é que as mudanças sejam sempre com o objetivo de deixar as obras mais modernas e funcionais. A saber, o rodapé embutido faz parte dessa evolução.

Além de ser funcional, esse modelo de rodapé consegue aliar modernidade e beleza. No entanto, se você ainda tem dúvidas referentes a esse estilo, confira as vantagens e desvantagens do mesmo, modelos e aprenda como fazer.

Rodapé Embutido

Rodapé Embutido

Vantagens E Desvantagens

Para quem ainda tem dúvidas se é mais vantajoso escolher o rodapé embutido ou externo, aqui vão algumas informações importantes. O embutido é um tipo de recurso arquitetônico em que o acabamento do piso encontra-se camuflado na parede. Significa, então, que a instalação é realizada junto ao reboco.

Desse modo, temos o rodapé bem rente à parede e sem aquela bordinha que costuma juntar poeira.

Por outro lado, temos o rodapé externo, a versão tradicional que pode ser feita usando porcelanato, piso, madeira, etc. Nessa versão, instalamos o rodapé sobre a parede já finalizada. Com isso, temos um acabamento sobreposto e apresentando uma borda.

Se mesmo sabendo como é cada um você ainda não sabe qual é a melhor opção, vejamos quais são as vantagens e desvantagens do rodapé embutido.

Vantagens

  • Fica no mesmo nível da parede: uma das principais vantagens do rodapé embutido é que ele fica no mesmo nível da parede. Isso cria uma sensação de continuidade e o resultado é um projeto com estilo moderno.
  • Sem poeira: uma das desvantagens do rodapé externo, o tradicional, é que aquela borda costuma juntar muita poeira. Geralmente, o rodapé de gesso é o mais difícil de limpar. Como o rodapé embutido não possui borda, nos livramos dessa parte da higienização.
  • Estética: sem dúvida, esta é uma grande vantagem quando pensamos em fazer o rodapé do modelo embutido. Isso porque o visual fica moderno, bonito e ainda ganhamos mais espaço.

Desvantagens

  • Desgaste da parede: em tese, o rodapé serve para ajudar na proteção da parede, afinal, com ele os móveis não encostam nela. Como o rodapé embutido fica rente é possível que haja danos de contato.
  • Instalação: o modelo tradicional é sobreposto na parede, mas o embutido exige uma preparação da parede, o que toma mais tempo na obra e pode deixá-la um pouco mais cara.
  • Custo: outra desvantagem aqui é que azulejistas e pedreiros cobram por a instalação a parte tendo em vista que é preciso preparar a parede.

Como Fazer

O processo de instalação do rodapé embutido é demorado, mas não é difícil, então, veja o passo a passo:

  • A priori, durante a etapa de reboco deve-se deixar  um espaço entre 10 e 15 cm na parte inferior da parede;
  • Em suma, vale escolher modelos de rodapés que medem 7 ou 8 cm de comprimento;
  • Em seguida, deve-se fazer a impermeabilização do alicerce e do lado de fora do rodapé;
  • Por fim, insira o rodapé e preencha com reboco. Não esqueça do espaçador;

Confira a seguir modelos de rodapés embutidos.

Rodapé Embutido De Cerâmica

Rodapé Embutido De Cerâmica

Rodapé Embutido De Porcelanato

Rodapé Embutido De Porcelanato

Rodapé Embutido De Alumínio

5/5 - (1 vote)

Comentários