Procurando por uma planta para cultivar em áreas externas e que sejam práticas? Conheça a graciosa senecio e aprenda como cultivá-la.
Aqui no blog, temos alguns artigos sobre plantas suculentas, como é o caso da senecio. No entanto, na maioria das vezes, o assunto é espécie fácil de cuidar para manter dentro de casa. Por exemplo, plantas para apartamento.
A senecio barbertonicus é ideal para canteiros, ou seja, é uma boa opção de plantas para jardim. Contudo, também pode ser cultivada em interiores, basta que o local fique próximo a janelas e portas. Resumindo, esta espécie precisa de locais bem iluminados para se desenvolver bem.
Temos aqui uma planta suculenta que é ideal para ambientes ensolarados. Sendo assim, em apartamentos, podemos cultivá-la em jardineiras externas ou varandas. Estes são apenas alguns dos lugares onde podemos plantar a senecio, mas tenho certeza de que encontrar um cantinho em sua casa.
Tipos de Senécio
Esta é uma suculenta que pertence à família Asteraceae, a mesma família do colar de pérolas e colar de rubi. A mesma é originária da África do Sul e suas principais características são suas folhas em formato cilíndrico, alongadas e finas. No entanto, todos os tipos da planta possuem aparência bem similar. Veja a seguir.
Hibridus
Também conhecido como Kilimanjaro, este tipo é muito fácil de cultivar e, embora goste de luz solar, não tolera sol o dia inteiro. Sendo assim, o ideal é que ele receba os raios solares em somente metade do dia.
De acordo com especialistas, não é uma planta que gosta de substrato, então, na hora de plantar sua muda, foque apenas em um solo rico em nutrientes.
Crassissimus
conhecido também pelo nome folha vertical, ela é a espécie mais diferente dentre os senecios. Ao contrário da anterior, gosta muito de sol e pode ficar sob o mesmo o dia inteiro.
Igualmente, é fácil de plantar, mas possui um desenvolvimento mais lento. Logo, não se preocupe.
Serpens
por fim, temos o conhecido como serpens o popular e lindo senecio azul. Este também possui um crescimento lento e já exige um pouco de substrato que deve sempre está levemente úmido.
Barbetonicus
Suculenta das folhas mais finas, com origem na África do Sul. Pode-se plantar m vasos, mas não deve ser mantida no interior, pois necessita de muita luz solar. Ao crescer, forma um pequeno arbusto, e combina muito bem com cactus e outras suculentas. Na primavera e/ou verão, pode desenvolver pequenas flores amarelas.
Como Plantar
- Podemos fazer a propagação dessa suculenta por meio de estaquias das suas folhas carnudas. Então, deve-se retirar, com cuidado, as folhas;
- Em seguida, coloque-as sobre um jornal ou outro papel e deixe em local com sombra para que seque totalmente o corte;
- Depois, devemos plantar a folhinha em areia levemente umedecida. Por fim, é importante que mantenhamos a muda bem protegida do sol direto;
- Assim que a muda estiver em um tamanho suficiente para ser manuseada, é hora de plantá-las em vasos em tamanho adequado. Ou seja, vasos menores;
- Enfim, após algum tempo, quando a suculenta estiver mais forte, é possível plantá-las em outro local;
Mudas de Senecio
Como falei anteriormente, conseguimos fazer mudas através das folhas da planta. No entanto, quando se deseja a mesma em tamanho decorativo, o melhor é comprar já maiorzinha. Em síntese, uma muda dela não custa muito caro. Encontre em floriculturas físicas ou online.
Comentários