Os sofás são peças fundamentais na decoração de salas e ambientes do tipo, mas vão muito além: eles são essenciais para a composição decorativa de uma residência. Além disso, são o tipo de móvel que chama a atenção à primeira vista, sendo uma das coisas mais notadas em primeiro lugar, quando alguém lhe faz uma visita, não é verdade?
Se o conjunto de sofás não estiver em harmonia com o estilo de decoração da casa, é bem provável que acaba por “estragar” todo o ambiente, descaracterizando-o. Tem-se a impressão clara de algo está fora do lugar, o ambiente parece desorganizado ou em total desarmonia. Tamanho, cor, material e modelo são algumas características que devem ser levadas em consideração na hora de escolher o sofá ideal.
Dicas para escolher sofás modernos
Os modelos tradicionais de sofá sofreram várias mudanças ao longo dos anos. Antigamente, a moda era utilizar um conjunto de 2 e 3 lugares. Eles ocupavam bastante espaço já que seu tamanho era padrão, e determinados modelos em algumas casas deixavam a sala com pouquíssimo espaço de circulação.
Com a mudança nos designs, as pessoas passaram a ter mais opções de modelos e também puderam comprar peças menores ou conjuntos em separado, de acordo com o tamanho de sua sala. Alguns se tornaram verdadeiras peças de arte na composição e o conforto e funcionalidade passaram a ser o centro das atenções. Seu preço, no entanto, subiu bastante também nas últimas décadas.
Quem tem pouco espaço deve medir com bastante atenção o espaço disponível antes de escolher seu modelo. Com as opções de sofás modulares, ficou mais fácil optar por sofás que caibam direitinho no ambiente. Eles também podem virar camas ou divãs, o que facilita bastante a vida de quem mora em apartamentos bem pequenos, por exemplo. No entanto, vale lembrar que deverá haver espaço na hora de montar/desmontar o produto para que não atrapalhe totalmente a circulação no local.
Depois de medir corretamente o local, procure reservar algum tempo para escolher seu modelo de sofá. Esse tipo de coisa deve ser comprada “ao vivo”, com o vendedor, para que você possa fazer todas as perguntas necessárias e tirar suas dúvidas. Da mesma forma, você poderá conferir o tecido, o recheio e também a forma do sofá com mais atenção.
Na hora de definir a forma, lembre-se que sofás quadrados e baixos, apesar de muito charmosos e modernos nem sempre serão tão confortáveis quanto os mais altos. Já os sofás de canto precisam de bastante espaço e no mínimo, duas paredes livres para “encaixá-los” por perto.
Com relação ao tecido, a variedade é muito grande. Muito além de decidir a cor, a textura também é muito importante. Os de couro são ótimos durante o inverno, mas durante o verão podem ser um transtorno, já que ficam “colando” na pele, o que pode ser bem desagradável. Os tecidos mais clássicos são ótimos para quem gosta de manter os móveis no estilo tradicional. Apenas leve em consideração se possui algum animal de estimação em casa que possa comprometer a vida útil do sofá: por exemplo, gatos podem querer afiar as unhas em tecidos porosos. Já cachorros podem gostar muito de veludo e dormir no móvel todos os dias, enchendo-o de sujeira ou pelos.
Seja qual for a sua situação, lembre-se de analisar com calma todas as opções para escolher corretamente seu sofá.
Mais ideias de acabamento
Outra ideia bacana é usar um acabamento já tradicional na decoração, mas que muita gente acaba deixando de lado por não lembrar ou simplesmente subestimar o material: o acabamento em tricô. Ele pode ser usado para revestir almofadas do sofá ou para fazer capas inteiras de sofá. As capas de sofá em trico são uma alternativa bacana que dá um acabamento super diferenciado aos seus móveis.
Ideias de Sofás modernos
Confira a seguir alguns modelos contemporâneos de sofás modernos que estão sendo incorporados na decoração de residências. Aproveite as imagens para se inspirar na hora de decorar a sua sala e escolher o seu sofá.
Comentários