Altamente durável, a Strelitzia Reginae é uma flor de beleza exótica usada tanto em jardins quanto em arranjos de flores. Também conhecida como ave do paraíso, a Strelitzia Reginae é conhecida por sua variedade de cores exuberantes e beleza exótica que são muito utilizadas em decoração de ambientes, além disso, é uma planta com forte apelo comercial, principalmente como flor de corte. Confira nesse artigo mais informações sobre essa flor.
É possível inserir estas flores em decoração de sala, cozinha, quarto, banheiro, salões de festas e escritórios, mas se você precisa de plantas para jardim, a Strelitzia Reginae também é uma ótima opção, devido às suas touceiras que permanecem exuberantes sob o sol pleno. Por ser bastante resistente ao vente, ainda pode ser cultivada na frente de casa, parques e praças.
Trata-se de uma ótima opção para embelezar entradas de sítios e chácaras e também para compor cercas vivas. Toda a sua beleza fica por conta das vinte hastes florais que se desenvolvem em apenas uma touceira, em um ano. Mas para obter essa vantagem, é necessário tomar alguns cuidados. Segundo agricultores mais experientes, deve-se descartar as hastes que surgem em seus primeiros 4 anos de vida.
Quer saber mais sobre a Strelitzia Reginae? Então, continue acompanhando este artigo.
Conteúdo
Strelitzia Reginae Significado
Originária da África do Sul, essa planta pode atingir 1,20 metros de altura e possui folhas ovaladas, grandes e bem duras. Suas flores chegam a medir aproximadamente 15 centímetros e assemelham-se a uma ave, por isso, o nome popular.
A denominação científica da mesma – Strelitzia Reginae vem do latim e significa estrelícia da rainha. Nome recebido em homenagem à rainha Carlota Mecklemburgo- Strelitzia, que foi esposa do rei Jorge III da Inglaterra.
Strelitzia Reginae Cores
Suas flores são uma verdadeira obra artística e ficam protegidas por uma bráctea quem possui formato de barca. Em relação às suas colorações, elas variam entre azul-violeta e vermelho. No entanto, as seis pétalas da flor formam 2 grupos de 3 flores externas com cor alaranjada.
Já as três que ficam na parte interna apresentam uma cor linda de azul-metálico e têm formato de flecha.
Strelitzia Reginae Como Cultivar
A Strelitzia Reginae pode se propagar por meio de sementes ou rizomas (touceiras). No caso do plantio através de sementes é necessário abrir a capa que as envolve e depois dar um banho com ácido sulfúrico antes de plantar.
O banho deve durar 10 minutos e posteriormente lavam-se as sementes em água corrente e faz-se a semeadura em canteiro, usando substrato rico em matéria orgânica e leve.
De acordo com especialistas, as sementes levam de 20 até 30 dias para germinarem.
O lado ruim de plantar dessa forma é que leva-se de 4 a 6 anos para que apareçam as primeiras hastes com 1 metro.
Por fim, o plantio feito através de rizoma te possibilitará uma produção mais precoce.
Ainda é possível cultivar a Strelitzia Reginae com o método in vitro, mas é preciso conhecimento e local especializado.
Strelitzia Reginae Como Cuidar
- Regas: As regas devem ser deitas cuidadosamente para que o solo fique sempre úmido, mas nunca encharcado.
Em tempo ais seco molhe 2 vezes por semana e quando estiver úmido, apenas uma vez.
- Solo: O solo deve ser fertilizado a cada duas semanas quando estiver m fase de crescimento.
- Poda: Sempre pode as flores e folhas velhas e também os galhos.
- Pragas: é uma planta que pode sofrer com pulgões e outras pragas. Fique atento.
Strelitzia Reginae Preço
Mudas menores custam aproximadamente R$ 20,00 e maiores R$ 60,00. Contudo, pode variar de acordo com a região.
Comentários