Ter uma cortina em um determinado ambiente é um detalhe muito importante: as cortinas têm o poder de “finalizar” uma composição, deixando o local ainda mais bonito e decorado. Além disso, as utilidades óbvias da cortina incluem manter a privacidade de um ambiente, aquecê-lo e controlar a entrada de luminosidade. Mas para que a cortina seja aproveitada em todas as suas vantagens, é importante escolher com cuidado ao escolher entre os tecidos para cortinas ideais para cada ambiente.

Cortina feita com tecidos mistos
Tecnicamente qualquer tecido pode ser utilizado numa confecção de cortina, mas existem alguns que são mais recomendados, seja por sua durabilidade, espessura ou até mesmo cor.
Para não errar na hora de escolher, leve em consideração que tipo de características você deseja ter no ambiente escolhido.
Conteúdo
Tecidos leves e decorativos
Para cozinhas e quartos de criança, o ideal é que a cortina seja leve e decorativa. Ela será parte fundamental da decoração e precisa ser durável e fácil de limpar, porque o risco de elas se sujarem com mais facilidade é muito grande. No caso dos motivos infantis, também é importante checar se o produto é atóxico, já que o comprimento da peça pode ficar em contato direto com a altura das crianças.

1 – Cortina para quarto infantil com tecido bordado super leve

2 – Tecido de cortina de quarto de casal que mesca o bordado com sarja

3 – Não só quartos podem receber tecidos leves para cortina, nesta cozinha, a iluminação fica por conta da cortina que deixa luminosidade entrar

4 – Quarto de casal é encerrado por cortina de voal, um tecido bastante leve e permeável a luz, mas que possibilita a privacidade do casal.

5 – Cortina tipo Silhouette – tecido que imita persiana para cortinas

6 – Sala de estar com cortina Silhouette que deixa a luminosidade entrar na sala

8 – Cozinha com persiana branca para permitir a luminosidade entrar no ambiente
Geralmente essas cortinas não possuem muitas camadas e são compostas por renda ou sarja.
Tecidos grossos e black-out
Para salas de TV, home theaters e quartos, se houver muita incidência de luz o ideal é bloquear essa entrada de luminosidade excessiva. O black out (ou blecaute) é um tecido grosso, geralmente sem estampas, que proporciona até quase 100% de bloqueio de luz, tornando o ambiente bem escuro e fresco.
Essa camada serve como um filtro que impede a passagem da luz e a parte decorativa fica por conta de tecidos mais finos e leves que podem ser colocados por sobre ele, formando assim uma cortina com várias camadas.
Para quem desejar um local mais escuro, mas sem o uso do black out, as opções são as cortinas de linho, que são mais espessas e tramas sólidas. Para não perder a leveza da cortina, ela pode ter detalhes em renda.

9 – Nessa, sala, a luminosidade é completamente bloqueada por cortina Blackout.

10 – Cortina com tecido Blackout escuro para bloquear tora a iluminação indesejada ao ambiente

11 – Outra ideia super interessante é essa cortina blackout com tecido estampado, dando mais vida ao ambiente

12 – Já essa cortina é feita com um tecido blackout com textura que se assemelha mais ao tecido

13 – Cortina tipo Roller com estampa super descolada para o ambiente
O que é preciso saber antes de comprar
A medida correta ao redor da janela é primordial. Deixe sempre uma folga nas laterais, de 20 cm para cada lado. Se sua casa tiver moldura de gesso, invista num cortineiro: ele esconde o trilho da cortina, deixando o local mais bonito e bem acabado. Ele fica muito bonito em salas e quartos.
Anote todos os dados antes de sair às compras. Se desejar algo mais personalizado de verdade, invista num bom fabricante de cortinas. Além de fazer a peça de acordo com sua necessidade, o comprimento e caimento ficarão impecáveis.
Comentários