As telhas Brasilit são altamente utilizadas no acabamento e finalização de uma obra, já que a cobertura de uma laje sem o uso de telhas pode levar a problemas futuros com infiltrações e o custo-benefício das telhas é compensador. A Brasilit é uma marca com já uma grande carreira no mercado nacional. Foi fundada ainda na década de 1930 e desde então vem fornecendo telhas para o mercado nacional. Na década de 2000 abandonou o uso do amianto em seus materiais devido aos riscos que esse material pode proporcionar à saúde.
A fabricante de telhas Brasilit
Integrante do Grupo Saint-Gobain, a Brasilit dispõe de uma gama variada de telhas para as mais diversas construções e necessidades, além de caixas d’água e painéis, mas é popularmente reconhecida pela fabricação e comercialização das telhas produzidas com fibrocimento sem amianto. Esse material é resultado da mistura de cimento comum com água e fibras de amianto crisotila, que é um minério para o qual existem normas específicas de utilização.
As grandes vantagens da popularização das telhas Brasilit de fibrocimento é o seu valor mais em conta e a possibilidade de utilização em coberturas com pouca inclinação: leves e práticas de serem instaladas, sendo aparafusadas na madeira da estrutura do telhado.
Telhas oferecidas pela Brasilit
As telhas não são todas iguais: é possível escolher o grau de ondulação e a cor. Os formatos das telhas Brasilit variam e devem ser analisados caso a caso. Antes mesmo do término de uma obra, é bom planejar o tipo de cobertura e telhas que serão utilizadas para se alcançar o efeito desejado. Esse tipo de telhas é bem versátil e popular, sendo utilizada em desde coberturas de chalés de madeira à grandes prédios de concreto armado.
Disponíveis no mercado encontram-se as Onduladas, Estruturais, Metálicas e também os modelos Colonial e Shingle.
- As telhas Brasilit onduladas são as mais tradicionais e adaptam-se com facilidade a qualquer tipo de cobertura, encaixando-se com facilidade. Há ainda subtipos de formatos e cores diferentes: a Ondina é mais estreita e pode ter ou não cor de cerâmica (lembrando as telhas antigas).
- As telhas estruturais são produzidas para uso em grandes vãos, por serem mais largas e por serem instaladas com facilidade sem a necessidade de apoios extras nas telhas, além de requerer madeiramento menor. Seu grau de ondulação varia muito, podendo lembrar grandes calhas (quadradas) ou ondas discretas.
- As telhas metálicas proporcionam grande conforto térmico e são altamente utilizadas em galpões industriais por serem leves e duráveis.
- Telha Colonial é vendida com desenhos diferenciados, com largura e formato parecidos com os das estruturais. Sua diferença, porém, é que não possui a fibra de amianto.
- Telha do modelo Shingler é em formato retangular e está disponível em cores distintas. Sua produção é feita a base de manta asfáltica e possui grande durabilidade.
Olá Maria Aparecida,
Você pode cortar a telha com serra de disco. É muito importante verificar se a sua cobertura tem a inclinação mínima necessária de 18%. Para aplicação da telha Onduclair existe um kit de fixação que já vem com os parafusos recomendados para fixação em estrutura metálica e anilhas que devem servir de apoio para as telhas.
Em minha casa tem telha Brasilit ondina com menos de um ano de uso e está infiltrando, quando molhada ela parece suar e começa a pingar, fica inteira molhada por dentro. Existe algum produto que tipo tinta ou algo parecido que solucione?
A cerca de um ano comprei 75 telhas de brasilit so que todas as vezes que chove com ambudancia a maioria delas fica molhada e gotejando. O que faço?