Tesoura Para Telhado o Que é? Como Fazer o Cálculo? Principais Tipos

Quando falamos em tesoura para telhado nos referimos um tipo de armação específico e utilizando no telhado. Quer saber mais sobre o assunto? Siga lendo.

O que é Tesoura Para Telhado

A tesoura para telhado é um tipo de estrutura que s baseia em um sistema de vigas estruturais treliçadas, o que significa que são estruturas isostáticas que são executadas com uso de barras.

Além disso,estas barras encontram-se situadas em um plano e interligadas umas às outras por meio das suas extremidades.

Todavia a ligação entre as peças se dá também através de articulações chamadas de nós. Elas são montadas em forma de triângulos interligados e formam uma cadeia resistente que se apoiam nas extremidades.

✔ Veja também como funciona os telhados:

Tesoura Para Telhado Cálculo

Confira algumas informações importantes sobre tesoura para telhado simples:

  • Primeiro, vãos acima de 8,00 m deve-se colocar tirantes;
  • Depois, os vãos até 3,00 m não carecem de escoras;
  • O ponto é a relação entre a altura da cumeeira;
  • Vão da tesoura e o espaçamento ideal para as tesouras deve ser de 3,0 m;
  • Por fim, a distância máxima entre a localidade de intersecção dos eixos da O ângulo entre a perna e a linha é chamada de inclinação perna, e da linha, é a face de apoio da tesoura e mesma deverá ser 5,0 cm;

Tesoura Metálica Para Telhado

Tesoura Metálica Para Telhado

Dentre os tipos de tesoura metálica para telhado temos as seguintes:

  • Simples: Sem dúvida, é o tipo mais popular e Consiste basicamente na construção de vigas que podem ter duas formas. A primeira forma é de tesouras e a outra é de vigas em perfis de alma cheia. Logo, estas vigas devem ter distanciamento entre 4 e 6 metros uma da outra e as mesmas suportam outras vigas (terças). Por conseguinte as terças devem ter distância que varia entre 1,80 e 2,5 metros entre si e atuam como suporte para as telhas metálicas com folha simples.
  • Telhas termoacústicas: As telhas termoacústicas também conhecidas como sanduíche são outras opções. Estas possuem bom custo-benefício e, além disso, seu sistema de construção é similar ao das telhas simples, mas com vantagens. Ainda é possível encontrar telhas termoacústicas com aparecia de cerâmica, o que altera apenas sua estética.

Tesoura de Madeira Para Telhado

Tesoura de Madeira Para Telhado

A princípio, saiba que a tesoura é o elemento estrutural mais importante dos telhados de madeira.

No caso da tesoura de madeira, a mesma é denominada de treliça e é composta por: Pendural, diagonal, chapuz ou calço, linha.

Também existe tesoura pra telhado aparente, uma modalidade cada vez mais popular e com visual lindíssimo.

Telhado sem Tesoura

Telhado sem Tesoura

A priori, saiba que é  possível construir um telhado sem o uso das tesouras e para isso deve-se apoiar as terças em estruturas de concreto, pontaletes ou paredes de tijolos.

Sem dúvida, uma das vantagens d telhado sem tesoura é que o caso de construções residenciais, nós temos as paredes internas e as lajes oferecendo apoios intermediários.

Sendo assim, nesses casos específicos posso afirmar que o custo da estrutura é menor.

Por fim, tenho uma consideração a fazer: Nas lajes pré-moldadas não se deve apoiar as terças nelas e sim na direção da parede.

Comentários