Como todos nós sabemos, quando o assunto é construção civil, desde construção de novas edificações até a reformas, há uma grande variedade de opções e produtos disponíveis no mercado, não é mesmo? Pois com certeza você já deve ter ouvido falar na Tinta Óleo para Parede, não é mesmo, afinal ela é bastante popular. Mas continue a sua leitura que eu tenho certeza que você irá descobrir ou reforçar ainda mais os seus conceitos sobre este produto.

tinta a oleo coral
O que é?
Comecemos por entender o que é a Tinta Óleo para Parede: Para quem não sabe, a tinta óleo é um tipo de tinta com secagem bastante lenta, devido à sua constituição – uma mistura de partículas de pigmento – o que dá cor à sua tinta – juntamente com um óleo secante – dependendo da marca, pode ser até mesmo o óleo de linhaça.

pintura da tinta óleo sobre madeira
Por vezes a viscosidade da tinta pode ser alterada com a adição de algum tipo de solvente como a terebintina ou até mesmo o éter de petróleo – dependendo da aplicação. Além disso, para quem deseja um brilho extra na sua pintura é possível também adicionar um pouco de verniz à tinta óleo, aumentando assim o brilho da pintura em questão.
Características da Tinta Óleo
A tinta óleo tem como principais características o seu acabamento, geralmente brilhante, a sua fácil aplicação, a boa secagem, o seu poder de cobertura e ainda o seu alto rendimento. Caso você procure um acabamento mais fosco ou semi-fosco, talvéz esteja procurando pela tinta acrílica.
Lembrando que a secagem da tinta óleo é lenta, por isso, caso você queira utilizar esse produto o ideal é ter tempo suficiente para que a tinta seque por completo antes de começar a utilização do ambiente em questão.
Onde aplicar
A dúvida de muitas pessoas surge na hora de escolher a melhor tinta para cada utilização, tal como onde usar a tinta óleo. Então, para esclarecer, de uma vez por todas, grava aí… Você pode utilizar a tinta óleo:
- Em ambientes internos e/ou externos;
- Superfícies de madeira;
- Superfícies de metal ferroso;
- Alvenaria.

Pintura de estante de madeira com tinta óleo amarela brilhante

Quarto decorado com cores de tinta óleo da Suvinil

Já essa cozinha integrada usa detalhes de pintura como paredes vermelhas e bege em tinta óleo
Lembrando que, caso a aplicação da tinta óleo não seja em pinturas novas – como por exemplo sobre pinturas velhas, superfícies contaminadas ou ainda superfícies com gordura e/ou graxa – deve ser feito antes uma preparação da superfície em questão, como o lixamento por exemplo.
Dicas de aplicação
- Prepare a superfície antes de começar a aplicação da tinta – lixe-a e deixe completamente seca e sem gorduras.
- Na hora de diluir a tinta tenha especial atenção à quantidade de solvente, que deve ser a ideal, pois se for em excesso pode haver uma falta de cobertura na aplicação da tinta óleo.
- Evite a utilização de tintas com acabamentos brilhantes em superfícies com demasiadas imperfeições – o brilho da tinta irá evidenciar as falhas. Para essas superfícies a melhor recomendação são as tintas com um acabamento mais fosco.
Comentários