Algo muito comum na vida de pessoas que residem em casas antigas é não gostar das cerâmicas no chão e nas paredes. Pisos e azulejos têm mudado constantemente: formatos e cores não são os mesmos de anos atrás, não combinam entre si, e essa sensação de desconforto pode ser facilmente mudada sem que para isso gaste-se muito tempo e dinheiro, além de evitar poeira e bagunça na casa toda. A tinta para piso possibilita essa mudança – às vezes radical – da cor das cerâmicas de maneira uniforme e com resultado surpreendente (e com muito brilho!). Elas estão disponíveis nas diversas marcas de tintas pelo país e sua escolha deve ser feita com bastante atenção para que o resultado dure muito tempo. Quanto mais confiança a marca escolhida transmitir, mais tempo o piso ficará brilhando e com aparência de novo.
Tipos de tinta para piso
Há dois principais tipos de tinta para piso disponíveis:
- Acrílica – resina acrílica diluível em água;
- Epóxi – mais resistente, dilui-se com solvente;
A tinta para piso Epóxi é a mais recomendada por sua durabilidade e resistência. O processo é muito mais rápido e limpo do que se as cerâmicas fossem ser trocadas literalmente. Porém, é importante lembrar que as instruções do fabricante da tinta devem ser seguidas a risca, para que o resultado seja satisfatório, durável, sem nenhum risco de perder o trabalho semanas depois ou passar pela dor de cabeça de ver a tinta descascando.
Dicas de aplicação de tinta para piso
No geral, para a realização da pintura, deve-se certificar primeiramente que o piso está limpo e seco. Nenhum tipo de impureza, como vestígios de cera de vela, fita adesiva, ou semelhantes, podem estar presentes no piso a ser pintado. Recomenda-se o uso de água e sabão neutro para eliminar inclusive, todo tipo de gordura ou óleo. Se houver algum tipo de imperfeição profunda, será necessário corrigir com argamassa antes de realizar o processo de pintura.
Após o preparo do piso e da tinta para piso escolhida (conforme instruções na embalagem), pode-se aplicar a primeira demão. Geralmente, mais de uma demão deverá ser aplicada. Há um intervalo de horas entre uma demão e outra, portanto, seguir a recomendação do produto a risca é imprescindível. A tinta para piso pode demorar de quatro até oito horas para secar totalmente, mas a maioria dos fabricantes recomenda que haja um “descanso” de 48 horas para a superfície pronta, se for possível, evitando pisar ou recolocar objetos.
As cores de tinta escolhidas vão depender da intenção do proprietário. É possível transformar um piso escuro em branco claríssimo ou em um tom discreto de cinza, para garantir a sensação de um espaço mais amplo e iluminado. O contrário também é válido. Exteriores com pisos claros podem ser pintados de cores escuras, principalmente onde há maior concentração de entrada e saída de pessoas. O famoso efeito xadrez preto-e-branco também é uma ideia simples, mas ligeiramente trabalhosa. Será necessário o uso de fitas para garantir que uma cor não invada o espaço da outra. O resultado final, porém, é encantador e sempre jovial.
Comentários