Não tem coisa pior do que uma casa com paredes cheias de mofo não é mesmo? Além de ter um aspecto horrível e dar a impressão de casa suja o mofo ainda pode causar graves problemas respiratórios para os moradores que vivem em ambientes com a presença desses fungos. Para quem não sabe, é normal o aparecimento de mofos devido à umidade presente em alguns espaços, por exemplo, é muito provável que você tenha mofo (caso não tome as medidas corretas) na parte interna das paredes que fazem limite da casa com o ambiente externo e outras áreas que acumulam umidade, mas é fundamental combater a presença do mofo, e uma das maneiras mais eficientes é através das tinta antimofo.
Esses revestimentos possuem composição química ajustada para evitar a presença de microorganimos, mas necessitam de certos cuidados na hora de aplicar e manter a manutenção cuidadosa para que sua eficácia contra o mofo seja garantida. Confira a seguir algumas dicas fundamentais para evitar o mofo em paredes e revestimentos.
Conteúdo
Características das tintas antimofo
Como o próprio nome indica, as tintas antimofo são feitas justamente para evitar o aparecimento desses desagradáveis fungos.
Esse produto, que tanto pode ser utilizado em paredes como em tetos – sim, os tetos também ficam bastante susceptíveis ao aparecimento do mofo – tem em sua fórmula agentes fungicidas e bactericidas que fazem com que as superfícies expostas à umidade sejam conservadas por mais tempo.
E se engana quem pensa que esse modelo de tinta é aquele feio e aborrecido. Hoje em dia é possível encontrar no mercado várias tintas com acabamento semi-brilho, fosco, acetinado, na tradicional cor branca e até mesmo em tons corais. Ou seja, você consegue proteger a sua casa e ainda assim deixa-la bonita.
Marcas de tintas antimofo
Como a presença do mofo é uma preocupação cada vez maior nas residências e ambientes, uma série de fabricantes de tintas nacionais já apresenta linhas completas de tintas e revestimentos que garantem evitar a presença do mofo. Vale lembrar que para que a eficácia do revestimento seja garantida, é preciso seguir os ciclos re repintura nos prazos estabelecidos pelos fabricantes.
Aplicação
Existem diferentes formas e estilos de aplicação da tinta antimofo. No entanto a mais comum e utilizada até hoje é a seguinte:
1º passo
O primeiro passo é limpar a superfície na qual a tinta será aplicada. Por isso, com a ajuda de uma espátula, retire bem todas as partes da parede que estão mofadas e até mesmo com fungos em formação.
2º passo
Depois de retirar todo o mofo da parede é hora de certificar-se da sua limpeza. Para isso misture cerca de três medidas de água para uma medida de água sanitária ou cloro e, com a ajuda de uma esponja, passe a mistura no local. Não é necessário retirar o produto nem secar o mesmo.
3º passo
Depois de seca a parede é hora de aplicar um selador acrílico de parede para garantir que o seu trabalho será bem sucedido. Então aplique o produto sobre a parede, seguindo as instruções do fabricante, e deixe secar bem.
4º passo
Por fim, vamos à aplicação da nossa tinta. O ideal é que sejam aplicadas entre duas a três demãos da tinta antimofo, seguindo o tempo de secagem entre cada aplicação.
Preços de tinta antimofo
É difícil afirmar um preço exato para as tinta antimofo, afinal as mesmas podem sofrer grandes variações. No entanto fizemos uma breve pesquisa e chegamos à valores médios que podem ser conferidos em sites de lojas especializadas no ramo, como a C&C.
como faço para obter uma casa de madeira móvel ,mas acessível é para eu colocar no quintal da minha filha não posso pagar mas aluguel