Ter um jardim em casa é uma excelente maneira de manter o contato com a natureza na sua forma mais bonita, harmonizando com o restante do ambiente e trazendo um local de meditação, beleza e tranqüilidade para quem mora no local.
O que pouca gente sabe que os jardins possuem estilos, tamanhos e características próprias. Saber exatamente que tipo de jardim deseja e qual deles tem mais a ver com sua personalidade e objetivos é a melhor maneira de começar a projetar seu jardim.
Muito além de ser um “pedaço de terra” com plantas, o jardim deve ser planejado e decorado assim como qualquer outra parte da casa. Existem, portanto, diversos tipos de jardins diferentes, sendo que cada um deles possui determinados elementos para marcar seu estilo. Confira os tipos de jardins mais conhecidos e utilizados mundo afora antes de escolher qual será o seu.
Conteúdo
Jardim Tradicional
Com linhas e divisões mais rígidas, seu equilibro é formado pelas plantas e grama utilizadas, voltadas para as formas retas. A decoração fica a critério de cada um, mas é comum o uso de esculturas que lembrem a Renascença italiana e bancos para descanso em cores claras.
Jardim Colonial
Esse tipo de jardim leva em consideração a vegetação da região e recebe esse nome por utilizar objetos antigos de fazendas coloniais como decoração. Bancos e fontes também ajudam a compor este tipo de jardim, além da adaptação de rodas e charretes não mais utilizadas como parte da decoração. Dá um toque chique ao rústico, e fica muito charmoso.
Jardim Tropical
O jardim tropical valoriza plantas e folhagens, texturas e cores. Usam-se muitas flores e plantas coloridas, além de árvores maiores, típicas de florestas tropicais. O ambiente é ensombrado pelas árvores e o clima é de descanso sob a proteção da natureza. É comum que esse tipo de jardim atraia certas aves, o que lhe confere também um efeito sonoro único.
Jardim Mediterrâneo (com pátio)
Composto por sofisticação e uma aura de mistério, é o tipo de jardim que inclui passeios e áreas cobertas, como se fosse uma extensão da casa. O ideal nesse tipo de jardim é utilizar plantas que não necessitem de muita iluminação solar. Para os caminhos e passeios, recomenda-se o uso de pedras próprias para jardins como pedriscos ou seixos. Os pátios, características marcantes desse estilo, ficam centralizados entre os elementos naturais e podem ser decorados com fontes, esculturas e bancos.
Jardim Rochoso
Ideal para fazendas e chácaras que possuem terrenos acidentados com rochas naturais de diversos tamanhos. Nesse tipo de jardim, as pedras são as principais atrações. O ideal é criar o jardim no entorno das pedras e deixá-las em sua posição natural, valorizando-as. A boa notícia é que praticamente todo tipo de vegetação pode ser utilizada próxima as rochas e o estilo do jardim fica mesclado a outros.
Jardim com horta
Sem estilo muito marcado, esse é o tipo de jardim ideal para quem também deseja cultivar ervas e plantas diversas para consumo próprio. O que é valorizado aqui é a praticidade. O ideal é separar um espaço para temperos e hortaliças, em vasos próprios ou no próprio solo, se ele tiver condições ideais para o plantio.
Jardim Vertical e Jardim de Vasos
Os jardins verticais viraram uma verdadeira febre, pois não necessitam de muito espaço no chão. No jardim vertical, a maioria das plantas e flores fica suspensa em paredes, de maneira que a impressão que se tenha é a de que as espécies nasceram exatamente ali. Há vasos específicos para esse tipo de projeto e também plantas que se adaptam melhor, gerando um visual muito bonito. Orquídeas, bromélias e samambaias são as melhores opções.
Confira mais sobre jardins Verticais clicando aqui.
Jardim Zen
De origem oriental, o jardim zen é um espaço para meditação e contemplação da natureza. A vantagem é que ele pode ser construído tanto interna quanto externamente. Alguns elementos fazem parte desse estilo de jardim: as pedras, que ajudam a descarregar as energias de quem caminha pelo local e a fonte com água, que representa a renovação da vida são itens indispensáveis, que tornam o local um verdadeiro reduto de paz e tranqüilidade.
Confira mais sobre Jardins japoneses clicando aqui.
Comentários