Tipos de Madeira para Telhado

Quando o assunto é construção civil, edificação de casas residenciais ou até mesmo de prédios, um dos componentes mais importantes e que mais precisam de atenção é o telhado. Afinal é ele que vai proteger as residências tanto das chuvas, como dos raios de sol e adversidades do clima. Pois é, e quando o assunto é o tal telhado ainda existem várias dúvidas e inseguranças  sobre os tipos de Madeira para Telhado que circundam até mesmo as pessoas mais experientes na área. Por isso mesmo decidimos trazer esse assunto aqui hoje.

Vamos conhecer alguns tipos de madeiras mais utilizadas e mais indicadas para a utilização nos telhados e também conhecer ou saber mais sobre algumas das partes que compõe um telhado.

Tipos de madeiras

Peroba – Rosa

A peroba – rosa é um tipo de madeira altamente resistente e por isso é uma das mais indicadas para a construção de telhados, afinal esta estrutura necessita de uma madeira forte e resistente para suportar todo o peso das telhas que ficarão sobre a mesma.

telhado com estrutura aparente em peroba rosa

telhado com estrutura aparente em peroba rosa

Garapeira

A garapeira é uma ótima madeira. Porém não pode ficar exposta a humidade, pois nessas circunstâncias a madeira pode apodrecer com facilidade. Em contrapartida a madeira garapeira é altamente resistente contra o ataque de cupins, sendo por isso, altamente indicada não só na construção de telhados como também em mourões, carrocerias, vigas, cãibras, ripas, e muito mais.

Madeiramento de telhado em garapeira

Madeiramento de telhado em garapeira

Cambará

A madeira cambará é muito indicada para a construção de telhados. Porém ela é uma peça rica em amido, o que por vezes atrai os cupins… Por isso, caso você esteja pensando em utilizar esta madeira no seu telhado é melhor protege-la antes.

Estrutura de telhado em madeira Cambará

Estrutura de telhado em madeira Cambará

Cupiúba e Angelim vermelho

Essas madeiras são altamente resistentes e por isso, são indicadas para a utilização na construção de telhados. No entanto ambos os modelos apresentam um cheiro demasiado forte que é facilmente detectado pelo morador nos primeiros dias.

telhado angelim vermelho

telhado angelim vermelho

Cumaru

A madeira Cumaru é extremamente pesada e difícil de se cortar, tornando-se uma peça muito resistente e, por isso, indicada para a construção de telhados.

Esta madeira dificilmente sofre ataque de cupins e de outros fungos, o que a torna ideal para os telhados.

pergolado em cumaru

pergolado em cumaru

Clique e leia mais sobre tipos de telhas.

Partes de um telhado

Confira nosso post principal sobre as partes de um telhado.

Veja a seguir algumas das partes que compõe um telhado:

  • Água – A superfície plana ou inclinada de um telhado.
  • Beiral – A projeção do telhado para além do alinhamento do mesmo com a parede.
  • Cumeeira – A aresta horizontal que delimita o encontro entre duas águas e que fica localizada, geralmente, na parte mais alta do telhado.
  • Rufo – O rufo é a peça complementar que faz o arremate entre o telhado e a parede que o sustenta.
  • Fiada – É a sequência de telhas que ficam na direção da largura do telhado.
  • Vértice – O vértice é o ponto de encontro entre a linha da cumeeira e a linha do espigão.

2 Comments - Add Comment

Comentários