O mármore concede ao ambiente requinte e elegância. É um material nobre e de longa durabilidade, deixando a decoração ainda mais atraente. Como o mármore é um tipo de piso frio, é muito utilizado em países tropicais – como o Brasil –, uma vez que ajuda a diminuir a sensação de calor. É possível utilizá-lo em salas, halls e quartos e muitas vezes em áreas sociais e banheiros para assinar uma presença marcante. Esse material super sofisticado é usado ha séculos e é possível ser encontrados diversos tipos de mármores hoje no mercado, para decoração e revestimento de diversas peças de um projeto.

Tipos de mármores
O que é, e onde usar o Mármore
Proveniente do calcário e formado por alta pressão, o mármore caracteriza-se por veios e pela composição dura de seu material. Diferentemente do granito, o mármore tem menos brilho e é mais frágil (por isso recomenda-se não ter objetos de metal por perto, pois o riscará facilmente).

bancada de lavatório feita em mármore branco

Escada revestida de mármore

bancada de cozinha em madeira
Em ambientes internos, prefira mármores sem polimento e mais rústicos que não escorreguem. Nunca instalá-lo em bancadas de pias de cozinhas e/ou churrasqueiras, pois o contato de óleos, gorduras, limão, vinagre, entre outros, podem manchá-lo com facilidade, bem como não expô-lo a produtos alcalinos, ácidos e água sanitária, pois retiram seu acabamento polido. Nos ambientes externos, o mármore “pede” que sua superfície seja lisa e impermeabilizada para que se evitem as manchas. Áreas com tráfego intenso também não combinam com o mármore, pois é necessária a limpeza constante retirando resíduos como areia e aplicações de cera.
Tipos de mármores no mercado
Há uma gama de variedades de mármore. No Brasil, por exemplo, temos o Mármore Branco Especial e com menos veios (Espírito Santo), Mármore Branco Comum e com veios verde ou cinza (também Espírito Santo) e Mármore Bege Bahia (Bahia). Os importados, por região: Pighes, da Grécia, Crema Valência, Marrom Imperador e Crema Marfil, da Espanha, Travertino Romano Bruto, Travertino Navona Bruto, Travertino Gold, Travertino Romano Resinado, Carrara Statuário, Boticcino, Perlino Rosado, Calacata Marchia Oro Vagli, Rosso Verona e Perlino Bianco, da Itália. Entre tantos outros. Existem os sintéticos também, como o Marmoglass, o Nanoglass e Stones, que são de alta resistência. Como passam por um longo processo de industrialização para ficarem parecidos com os naturais, seu valor geralmente é mais elevado.

jazida de mármore branco

placas de mármore usadas para confecção de bancadas
- bruto, sem qualquer acabamento, apenas serrado;
- jateado, à base de jato de areia;
- resinado, onde há aplicação de resina líquida e lustração, cobrindo os poros existente na pedra, resultando em melhor polimento e brilho;
- cristalização, processo onde as empresas aplicam/criam uma película protetora;
- levigado, lixado com abrasivos até ficar liso, resultando em uma aspecto opaco.
O acabamento das bordas também são importantes na hora da escolha e do local de instalação:
- reto, ele é polido do jeito que foi cortado sem nenhum acabamento especial, ou seja, simples;
- bisotado, onde há o corte das arestas para que não as beiradas não se quebrem (muito usado em bancadas e tampos);
- boleado (simples, duplo ou meio boleado), que é uma acabamento lateral utilizado em bordas de bancadas e pias.
Comentários