Tomada EUA Serve no Brasil? Conheça os Modelos e Não Erre

No post de hoje você conhecerá os modelos de tomadas usados nos Estados Unidos e também descobrirá se a tomada EUA serve no Brasil. As viagens internacionais demandam muitos cuidados, por isso, sempre nos preocupamos com os detalhes. Localização da hospedagem, chip de celular, seguro saúde, etc. No entanto, um detalhe muitas vezes esquecido e que pode gerar uma baita dor de cabeça é em relação às tomadas.

Já imaginou? Você compra um chip novo para poder usar a internet sem problema, muda configuração do aparelho, leva o secador de cabelo e chegando lá, nada funciona? Já parou para pensar que existem diferenças entre as tomadas do Brasil e de outros países?

Desse modo, uma das orientações para que vai fazer uma viagem internacional, é se informar sobre o tipo de plugue das tomadas, antes de viajar.

Tomada EUA

Tomada EUA

Em suma, seria bem mais fácil se todos os lugares do mundo, mas infelizmente, não é assim que acontece. Por isso, já adianto que a tomada EUA é diferente sim, da do Brasil. Mais adiante vou te contar se essa diferença nos impede de usar nossos aparelhos neste país.

O fato é que desde o ano de 2019 os países de todo o mundo, passaram a escolher seus plugues de tomadas de uma forma aleatória. Logo, não existe um padrão mundial. Um dos principais motivos, é que esse tipo de produto não é tão exportado, sendo assim, cada país resolveu fabricar e usar os seus próprios modelos.

Nos anos seguintes as exportações dos mesmos tiveram uma alta e os fabricantes tiveram que enfrentar dificuldades para exportar seus produtos.

Sendo assim, se você vai viajar para os Estados Unidos, é importante conhecer os modelos de plugues e saber como funciona a tomada EUA.

A princípio, saiba que os americanos possuem dois tipos de tomadas: A e B. Ambas já fora muito usadas aqui no Brasil. Contudo, na maioria das vezes o padrão é o B.

A tomada tipo A é aquele que possui apenas dois plugues, sem o terceiro que funciona como fio terra. São modelos mais usados para aparelhos eletrônicos e os eletrodomésticos de grande porte.

Mas além de saber mais sobre as tomadas, é preciso ficar atento em relação à voltagem. Na maioria das vezes é de 110V, porém, pode variar.

A Tomada Dos Estados Unidos Serve No Brasil?

Mas a tomada EUA serve no Brasil? A resposta é não. A tomada EUA não serve aqui no nosso país.

Aqui, nós usamos o tipo C, então, se você pretende viajar para os Estados Unidos, o ideal é que compre um adaptador de tomadas. O ideal mesmo é que adquira esse produto lá, em lojas especializadas para viajantes.

Qual O Padrão De Tomada Nos EUA? E No Brasil?

Padrão De Tomada Nos EUA

Agora que você já sabe que a tomada EUA não funciona no Brasil, vamos falar sobre os padrões. Aqui no Brasil padrão das tomadas é o NBR 14136. Por outro lado, nos EUA o padrão é o B, com dois plugues achatados e o terceiro em formato de pino.

Adaptador Para Tomada EUA

Existem diversas opções de adaptadores nos Estados Unidos e é possível encontrar em lojas de material de construção, acessórios de casa e negócios especializados no atendimento de visitantes. Por fim, um adaptador custa, em média, 11 dólares.

5/5 - (1 vote)

Comentários