Hoje em dia é comum que as pessoas queiram uma casa ou apartamento que ofereça também um espaço especial para fazer um churrasco, instalar poltronas e redes de descanso ou simplesmente para apreciar a vista. Muitos corretores, inclusive, fazem questão de frisar o fato de determinado apartamento possuir um espaço como este, que muitas vezes acaba sendo fator decisivo na hora de optar por um imóvel.
Mas, afinal de contas, varandas, sacadas e terraços são a mesma coisa? Não exatamente. Apesar de parecerem iguais, essas três opções são diferentes entre si. Confira a seguir as características de cada um e não erre mais na hora de dizer o nome do seu favorito.
Varanda
A varanda é um espaço “livre” da casa, onde você pode colocar plantas e cadeiras (varanda simples) ou churrasqueiras, por exemplo. Ela é coberta e, no caso de apartamentos, pode ser maior ou menor, dependendo do espaço disponível. As conhecidas “varandas gourmet” estão cada vez mais em voga e ganharam status de “extensão” da casa. Isso porque elas podem ser uma continuação da sala ou, nesse, caso, da cozinha, contendo, além da churrasqueira, cooktops, fornos, bar, etc. A varanda é sempre cercada por grades de tamanho variado (quase sempre médio / alto) ou também por vidros ou até mesmo muradas de alvenaria. Geralmente fica na frente das casas, ou, no caso de apartamentos, ligada a um dos cômodos de entrada.
Sacada
Já a sacada geralmente está ligada a uma janela ou porta. Também conhecida como balcão, o efeito que ela gera é tridimensional: ela “salta” do alinhamento da parede. Em apartamentos, a impressão que se tem é que as sacadas não fazem parte do edifício, “pulando” para fora. Pode ficar tanto na parte da frente quando na parte traseira das casas, dependendo apenas da janela ou porta para existir, assim como seu tamanho, que dependerá da abertura para ficar esteticamente viável.
Terraço
No caso de você optar por um terraço, você terá um espaço aconchegante e bonito… na parte de cima! Sim, diferente das varandas e das sacadas, o terraço fica na parte de cima da construção e a decoração pode ser feita da maneira que você achar melhor. É imprescindível que haja impermeabilização do teto antes da instalação do terraço, principalmente se a intenção for montar um pequeno jardim ou até mesmo uma piscina. No caso de apartamentos com terraço, o preço é mais elevado do que apartamentos comuns, mas a vista e o espaço costumam compensar o investimento!
Edícula
Muito semelhante à varanda, mas não fica anexa à casa, sendo uma área separada, usada em geral como espaço de convivência, espaço gourmet, ou ainda como espaço de limpeza, no caso de casas com piscinas. Os projetos com edículas normalmente são executados em terrenos de grandes proporções, para que seja possível a instalação dessa peça. Na maioria dos casos, ela fica nos funcos do terreno, mas também pode ficar ao lado da casa, em alguns casos.
Bom dia,
Ótima postagem. Parabéns.
Se puder compartilhar conhecimento estou com dúvidas.
1 – Gostaria de saber se existe algum Norma defina: Garagem( que não seja subsolo) Varanda(contorno da casa, sacadas, etc.
2 -Uma segunda dúvida: Aquelas coberturas que se fazem em volta das residencias, são usadas como varandas, áreas de descanso, mas, também como garagens.Mas tecnicamente o que realmente são?
obs.: Na norma 12.721 2006 faz referencia as áreas equivalentes(5.7.3), onde, por exemplo varanda está entre 0,75 a 1,00 e garagem 0,50(subsolo). Então fica a dúvida.
Gostaria de saber sua opinião sobre estas considerações.
Deseja já agradeço. Abraços