Os jardins são a melhor opção de aproveitamento de terrenos para a construção de áreas abertas, onde é possível instalar um recanto para lazer e relaxamento. Se você dispõe de um lugar assim, pode se considerar um sortudo em tempos de moradias cada vez menores. Além do mais, os jardins são tão bonitos que é possível até mantê-los num ambiente interno. São os chamados jardins de inverno. Você pode até não notar, mas os vasos para jardim têm papel fundamental na decoração. Principalmente para quem dispõe de pouco espaço para plantações normais no solo. Os vasos possibilitam que você não abra mão de ter o seu jardim e ainda possa tranquilamente, ter uma área verde em sua residência.
É possível, inclusive, montar seu jardim apenas com vasos de diversos tamanhos e alcançar um efeito estético muito bonito.
Modelos de vasos de jardim
Como os modelos de vasos de jardim são muitos, é comum que as pessoas não saibam exatamente qual escolher. Isso acontece porque se você optar por um material diferente do restante dos itens do jardim, corre o risco de deixá-los destoando da decoração e tornar o local menos atrativo.
A primeira coisa fundamental a se ter em mente é que o vaso escolhido precisa ter furos para a drenagem de água no fundo. Sem esse recurso, as raízes da planta podem não resistir e acabar morrendo.
Para pendurar, o ideal são vasos específicos para esse fim, mais leves e com formatos apropriados para não fechar a visão. A vantagem desse tipo de plantação vertical é que a pessoa não precisa se curvar ou abaixar o tempo todo para cuidar das plantas.
Bacias de cimento são mais utilizadas no chão para plantas maiores. Seus formatos são variados: as redondas são as mais vendidas.
Já os modelos de cerâmica e barro conferem ao jardim um ar mais campestre e vintage, pois eram os modelos mais utilizados antigamente.
Para jardins que ficam próximos a fachadas, existem as floreiras: elas são colocadas nas janelas e além de conferir beleza a elas, também ajudam a completar o jardim.
Para recobrir o chão, você pode utilizar pedras, como o seixo ou ainda gramado comum. Lembre-se de que a cor dos vasos deve estar em harmonia com o restante dos itens do jardim, mas não há problema algum em conferir algum colorido a eles. Existem algumas lojas do ramo que vendem vasos para jardim coloridos.
Comentários