Quem trabalha com construção algum tempo sabe que quando se quer fazer uma parede com esquadria, não basta simplesmente deixar um vão onde ficará a alvenaria: é preciso também executar vergas e contravergas para evitarmos o aparecimento de fissuras nas paredes. Esses elementos estruturais da alvenaria são fundamentais para que se mantenha a integridade a alvenaria, evitando rachaduras no reboco.
Conteúdo
Porque prever vergas e contravergas
Essa é uma questão bastante técnica. As alvenarias, assim como qualquer estrutura, estão sujeitas ao esforço de cisalhamento. Quando abrimos um rasgo na alvenaria, esses esforços se acumulam justamente nos cantos do resgo da esquadria, que normalmente resultará em fissuras na alvenaria. Para prevenir essas fissuras, se faz necessário executar as vergas e contravergas.
Vergas
As vergas são os elementos estruturais localizados acima dos caixilhos. Possuem duas funções básicas: prevenir fissuras pelo momento fletor da alvenaria no centro da abertura e prevenir fissuras nas bordas ocasionadas por causa do esforço cortante. A primeira é mais intuitiva: se não houver um elemento segurando a alvenaria sobe o vão, é bem provável que ela vá ceder. O segundo não é tão óbvio: os vãos trabalham diferentemente dos pontos em que a alvenaria não tem vazados, e essa diferença acaba aparecendo nos cantos superiores dos vãos na forma de fissuras na parede, geralmente em ângulos de 45 graus.
Contravergas
Sãos os elementos estruturais localizados na parte inferior das aberturas em alvenarias. Em obras informais é comum que esse elemento estrutural não seja executado, o que acaba ocasionando fissuras na alvenaria, geralmente em ângulo de 45 graus nos cantos inferiores do vão. As contravergas servem justamente para prevenir que o esforço cortante das alvenarias se acumule nesses pontos, assim evitando o aparecimento dessas fissuras
Cintas de amarração
Esse elemento estrutural localiza-se sobre a alvenaria. Ao executar a alvenaria em um prédio, é comum que se faça uma viga sobre as alvenarias para se colocar a laje a seguir. Quando porém não se vai fazer laje por cima, ainda é necessário que se execute uma pequena viga, a chamada viga de amarração: esse elemento estrutural serve justamente para fazer com que a alvenaria trabalhe em conjunto, como um elemento solidário e firme.
Como dimensionar vergas e contravergas
As vergas e contravergas costumam ser executadas em concreto armado, mas em casos específicos, como pequenos vãos, é possível que se execute vergas com madeira. Basicamente a peça deve cobrir todo o vão e se inserir ligeiramente na alvenaria. Esse transpasse é justamente o que garantirá a efetividade da verga ou contraverga contra os esforços de cisalhamento. Sem o transpasse, esses elementos estruturais são inúteis.
Vergas
No caso das vergas, em uma alvenaria convencional, o transpasse da verga é de 1/10 do tamanho do vão, mas nunca menor que 30cm. São executadas com concreto convencional, porém com brita um ou zero, e preenchidas com dois ferros com bitola 8mm. Quando o vão ultrapassar 1,20m porém, esses elementos passam a exigir dimensionamento como viga armada
Contravergas
Procedimento construtivo idêntico ao das vergas, tanto no material quanto especificações. O dimensionamento não deve ser menor que 30cm, mas em casos de grandes vãos, deve atender a proporção de 1/5 do vão pelo menos. No vaso de vergas e contravergas de duas esquadrias ficarem muito próximas, sugere-se que se faça um elemento contínuo, aumentando assim a resistência do conjunto
Cintas de amarração
O procedimento da concretagem é idêntico ao das vergas e contravergas, porém essa viga deve percorrer todo o perímetro superior da alvenaria. Podem ser feitas como uma viga moldada diretamente sobre a alvenaria, ou a maneira mais prática: com blocos de concreto tipo canaleta preenchidos com concreto graute armado.
No caso de não terem sido feitas as vergas e contra vergas ocorrendo rachaduras posteriormente, como deve-se proceder? Há como arrumar ou deve ser refeita a parede? Obrigada
tambem estou com o mesmo problema. E foram feitas as vergas e contra vergas.
Daniela,
Nem todas as fissuras que convergem para vão aberto são exclusivamente a ausência desses elementos estruturais (neste caso vergas e contra vergas) caso o problema ainda exista quando for executado esses elementos em sua obra, o ideal é chamar um especialista para diagnosticar as manifestações patológicas.
Olá, Podemos utilizar treliças no cintamento da laje? é indicado este método?