A aplicação de Verniz na madeira é uma pratica fundamental, por dar durabilidade a madeira, e por ser uma maneira de embelezar o material. Recomenda-se aplicar o produto na porta, impedindo assim a absorção de água ou qualquer tipo de umidade, aumentando assim consideravelmente a sua vida útil, evitando-se que ela apodreça. É possível escolher o tipo do material com ou sem brilho, para agradar tanto aqueles que gostam quanto os que não gostam do brilho.

Aplicação de Verniz na madeira
Importância do Verniz
A aplicação do verniz não é apenas uma maneira de embelezar o material, mas também uma forma de manutenção, afinal o produto traz uma série de proteções necessárias à madeira, por servir como uma base contra a umidade, bem como à incidência de pragas, como cupins, brocas ou mofo, tão comuns em residências. Existem basicamente dois tipos de vernizes: o normal, que produz uma camada protetora, e o penetrante, que entra nas fibras da madeira, providenciando uma maior proteção. Em ambos os casos, a manutenção é necessária, pois o produto não tem vida eterna: é necessário reaplicar o verniz a cada 5 anos, para garantir a sanidade da madeira, e evitar o seu apodrecimento. Vale lembrar que essa manutenção é fundamental para evitar o aparecimento de pragas na madeira, muito embora as pessoas costumem ignorar esse aviso por causa dos custos de uma repintura.
Aplicação do verniz
Limpeza do material
A superfície que será envernizada deverá estar o mais limpa possível, livre de imperfeições (como pó, pequenos grãos, serragem, partículas), caso contrário, prejudicará todo o processo. A limpeza constante e os cuidados periódicos com a superfície em questão prometem maior durabilidade e resistência do verniz, assim como manter as ferramentas em ordem e limpas é fundamental. Os vernizes formam uma camada resistente na madeira, protegendo-a de brinquedos, calçados com salto alto, efeitos de produtos de limpeza, entre outros.

Lixação em piso e tacos para envernização
Para locais mais difíceis de manter uma limpeza mais completa, recomenda-se aplicar goma-laca, uma espécie de resina vegetal corante que é aplicada geralmente sobre a madeira (para assim depois aplicar o verniz.). A superfície deve estrar entre 21º e 27º, nunca abaixo de 15º. O calor é necessário para o produto fluir adequadamente e facilitar a aplicação. Caso esteja frio, é possível colocar a lata do produto em uma vasilha com água quente para que atinja a temperatura adequada e desmanche pequenas bolhas existentes no produto.
Condições de aplicação
A ventilação para secar o verniz é muito importante, pois evapora solventes voláteis e do tíner (solvente que diminui a viscosidade das tintas, do inglês thinner) usado para afiná-lo. Se o ambiente ficar fechado, o oxigênio diminuirá e os vapores dos solventes retardarão a secagem do produto. Em outras palavras, quanto maior a ventilação (troca de ar), mais rápido ele secará.
Antes de aplicação do produto, deve-se lixar a madeira sempre no sentido das fibras. Garantir que as juntas se encontram perfeitamente tapadas e nas reentrâncias, comuns em mobiliários, encaixes de tábuas, ou de degraus em escadas de madeira, e saliências utilizar pincel fino, a fim de evitar acumulações do produto. Caso a madeira já tenha sido envernizada e estiver em bom estado, remova os vestígios de gorduras e produtos de manutenção anteriormente aplicados. Se o verniz já estiver antigo e malconservado, removê-lo e proceder a uma raspagem de toda a superfície até que fique adequado para a aplicação do novo.

Piso com Verniz Fosco Aplicado
As latas de verniz devem estar cheias e bem fechadas o tempo todo, pois qualquer quantidade de ar presente poderá ocasionar o surgimento de pequenas bolhas – como citado acima – prejudicando o material. Se tiver ainda um pouco de verniz a ser usado, deve ser filtrado com um pano fino e depositado em uma lata nova.
Lembre-se sempre de manter o material longe das crianças e animais.
Comentários