IGPM 2019

Muitas pessoas já ouviram falar sobre o IGPM 2019, mas não sabe exatamente o que é. Ele pode ser encontrado em assuntos ligados a inflação e reajustes, em contratos de aluguel e em outros lugares e contratos.

É muito importante conhecer o IGPM 2019, afinal ele é um índice econômico que faz toda diferença no nosso dia a dia, influencia no nosso custo de vida e também impacta nas questões ligadas à economia, investimento etc.

Nos próximos tópicos vamos detalhar melhor sobre esta sigla e o que ela significa, também qual é a sua função na nossa vida e nas questões que envolvem economia.

IGPM 2019

IGPM 2019

O que é IGPM 2019

Primeiro, qual é afinal o significado da sigla IGPM? Pois bem, IGPM significa Índice Geral de Preços do Mercado, funcionando como um indicador de economia. Ele é calculado pela Fundação Getúlio Vargas, que possui especialistas que lidam com os números e que dizem, todos os meses, qual é o resultado do IGPM daquele mês.

Como dito no tópico anterior, o IGPM 2019 é um índice que interfere em diversos setores da economia, afinal ele faz os reajustes necessários para manter toda a máquina econômica em funcionamento adequado.

Existem também outros índices que também indicam alguns valores do mercado, como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, conhecido como IPCA; que é basicamente um valor considerado a inflação do país naquele momento.

No entanto, o IGPM está mais próximo com a realidade do mercado.

Saiba também:

Qual a Função do IGPM 2019?

O IGPM é muito utilizado em diversos setores econômicos, por isso muitas pessoas já viram ele em vários locais por causa da sua grande importância para o mercado. O IGPM é usado, por exemplo, como base principal para realizar reajustes de aluguéis quando não há outro indicador.

Quando um aluguel faz um ano de contrato, normalmente o locatário pesquisa o índice IGPM para calcular o novo valor do aluguel. Para quem tiver dificuldades para fazer o cálculo, pode usar a ferramenta do Banco Central.
Além disso, o IGPM 2019 é um ótimo índice para indicar os melhores investimentos financeiros e outras situações de mercado que o país vive.

IGPM Acumulado 2019

O IGPM acumulado 2019 tem um cálculo específico. O índice considera a variação de preços das matérias-primas utilizadas em diversas áreas, entre elas as da agricultura, indústria, serviços, comércio e construção civil.

Para chegar ao valor é necessário usar como base 3 indicadores que também estão ligados a setores da economia, como o IPA-M, que é o Índice de Preços por Atacado; o Índice de Preços ao Consumidor, que é o IPC-M e o Índice de Custo da Construção (INCC-M).

Levando em conta o peso que cada índice tem para o IGP-M, faz-se uma média para descobrir a porcentagem exata do IGP-M.

Qual é a diferença do IGPM para IGP-DI e IGP-10?

Basicamente a diferença entre os índices IGPM 2019, IGP-DI e IGP-10 estão nas datas em que elas são coletadas. O IGP-10 efetua a medição entre os dias 11 de um mês ao dia 10 (inclusive) do mês subsequente.

O índice IGP-DI é calculado todo mês pela Fundação Getúlio Vargas. O IGPM, além de ser calculado junto com os outros índices relatados no tópico anterior, ele é coletado no dia 21 do mês anterior até o dia 20 do mês de referência.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Comentários