Suculenta Orelha de Elefante: O que é? Como Cuidar e Fazer Muda

A suculenta orelha de elefante será sua próxima suculenta. Conheça, se apaixone e aprenda como cuidar para dar lindas flores vermelhas. Tão linda e desejada quanto a echeveria elegans, essa suculenta possui várias qualidades. Assim como a maioria, ela também não dá trabalho e não requer muita atenção.

Super recomendo para quem tem o desejo de implementar o estilo urban jungle em casa, mas não quer ficar refém dos cuidados com as plantas.

O que é a suculenta orelha de elefante?

suculenta orelha de elefante

A suculenta orelha de elefante tem origem na África do Sul e é muito confundida com outras suculentas. Então, para não se confundir, lembre-se sempre de que a mesma possui uma fina camada de cera nas folhas.

Além disso, a suculenta orelha de elefante não apresenta recortes nas pontas das folhas. Elas são arredondadas, tal qual a orelha de um elefante.

Temos aqui uma suculenta cujas cores podem variar de acordo com o cultivo e o ambiente onde vive.

Por exemplo, suas folhas podem ir do tradicional verde até tons azulados ou amarelados com as bordas avermelhadas.

Tudo aqui vai depender da forma como você vai cuidar da suculenta, então, confira as dicas desse post e terá os melhores resultados. 

Como cuidar da suculenta orelha de elefante?

Aqui no blog temos um texto falando sobre como cuidar de suculentas. De modo geral, não existem tantas diferenças de uma para outra.

No entanto, vale lembrar que cada planta é uma planta e mesmo sendo do mesmo grupo, contamos com algumas particularidades.

A princípio, vamos considerar que a suculenta orelha de elefante, assim como a suculenta pata de elefante é mais uma que prefere muita luz e poucas regas. 

Sendo assim, já comece a pensar em qual lugar vai plantar ou o deixar o vaso com ela. Isso porque é possível cultivar essa espécie no solo e também em vasos.

Muita gente pergunta se é possível ter suculentas no jardim de inverno. Algumas espécies de suculentas , realmente, precisam de mais sol, mas outras conseguem ficar bem em ambientes mais fechados.

Contudo, no caso do jardim de inverno é necessário que tenha meios de receber luz solar pelo menos 4 horas por dia. 

Vamos, então, aos cuidados com nossa bela suculenta orelha de elefante:

  • Ambiente: como já falamos aqui, ela precisa de luz do sol de forma direta por algumas horas diárias. Também devemos escolher um local onde não tenha vento muito forte;
  • Rega: regue a cada 2 ou 3 dias e tome muito cuidado para não deixar a terra encharcada. Areia e pedras no fundo do vaso são essenciais;
  • Adubo: em suma, podemos adubar apenas com esterco de boi ou com um adubo líquido apropriado para suculentas e cactos;

Como fazer muda?

A melhor forma de fazer mudas da suculenta orelha de elefante é, sem dúvida, plantando suas folhas;

O primeiro passo é preparar a terra com adubo, criar um sistema que permita a água escoar do vaso e, em seguida, colocar a folha sobre o solo. Não precisa enterrar;

Como deixar vermelha? Da flor?

Sim, a suculenta orelha de elefante dá flor vermelha, mas só floresce quando alcança 3 ou 4 anos. Quando criada em cativeiro pode dar flor com 1 ano.

5/5 - (1 vote)

Comentários