Tinta Óleo para parede – Preços, aplicação e muito mais!



Como todos nós sabemos, quando o assunto é construção civil, desde construção de novas edificações até a reformas, há uma grande variedade de opções e produtos disponíveis no mercado, não é mesmo?Pois com certeza você já deve ter ouvido falar na tinta óleo, não é mesmo, afinal ela é bastante popular. Mas continue a sua leitura que eu tenho certeza que você irá descobrir ou reforçar ainda mais os seus conceitos sobre este produto.

tinta a oleo coral

tinta a oleo coral

O que é?

Comecemos por entender o que é a tinta óleo: Para quem não sabe, a tinta óleo é um tipo de tinta com secagem bastante lenta, devido à sua constituição – uma mistura de partículas de pigmento – o que dá cor à sua tinta – juntamente com um óleo secante – dependendo da marca, pode ser até mesmo o óleo de linhaça.

pintura da tinta óleo sobre madeira

pintura da tinta óleo sobre madeira

Por vezes a viscosidade da tinta pode ser alterada com a adição de algum tipo de solvente como a terebintina ou até mesmo o éter de petróleo – dependendo da aplicação. Além disso, para quem deseja um brilho extra na sua pintura é possível também adicionar um pouco de verniz à tinta óleo, aumentando assim o brilho da pintura em questão.

Características da Tinta Óleo

A tinta óleo tem como principais características o seu acabamento, geralmente brilhante, a sua fácil aplicação, a boa secagem, o seu poder de cobertura e ainda o seu alto rendimento. Caso você procure um acabamento mais fosco ou semi-fosco, talvéz esteja procurando pela tinta acrílica.

Lembrando que a secagem da tinta óleo é lenta, por isso, caso você queira utilizar esse produto o ideal é ter tempo suficiente para que a tinta seque por completo antes de começar a utilização do ambiente em questão.

Onde aplicar

A dúvida de muitas pessoas surge na hora de escolher a melhor tinta para cada utilização, tal como onde usar a tinta óleo. Então, para esclarecer, de uma vez por todas, grava aí… Você pode utilizar a tinta óleo:

  • Em ambientes internos e/ou externos;
  • Superfícies de madeira;
  • Superfícies de metal ferroso;
  • Alvenaria.
Pintura de estante de madeira com tinta óleo amarela brilhante

Pintura de estante de madeira com tinta óleo amarela brilhante

Ambiente decorado com cores de tinta óleo da suvinil

Quarto decorado com cores de tinta óleo da Suvinil

Já essa cozinha integrada usa detalhes de pintura como paredes vermelhas e bege em tinta óleo

Já essa cozinha integrada usa detalhes de pintura como paredes vermelhas e bege em tinta óleo

Esse quarto usa tons de amarelo e preto de tinta óleo na decoração

Esse quarto usa tons de amarelo e preto de tinta óleo na decoração

Lembrando que, caso a aplicação da tinta óleo não seja em pinturas novas – como por exemplo sobre pinturas velhas, superfícies contaminadas ou ainda superfícies com gordura e/ou graxa – deve ser feito antes uma preparação da superfície em questão, como o lixamento por exemplo.

Dicas de aplicação

  • Prepare a superfície antes de começar a aplicação da tinta – lixe-a e deixe completamente seca e sem gorduras.
  • Na hora de diluir a tinta tenha especial atenção à quantidade de solvente, que deve ser a ideal, pois se for em excesso pode haver uma falta de cobertura na aplicação da tinta óleo.
  • Evite a utilização de tintas com acabamentos brilhantes em superfícies com demasiadas imperfeições – o brilho da tinta irá evidenciar as falhas. Para essas superfícies a melhor recomendação são as tintas com um acabamento mais fosco.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários