Anteprojeto: Pesquisa, Lei, Importância do Anteprojeto

Neste post você descobrirá o que é anteprojeto, qual a sua real importância e também conhecerá 3 principais tipos e como eles funcionam.

Anteprojeto é a basicamente a etapa intermediária de um projeto. Em suma, o mesmo refere-se ao esboço que erve como base para a elaboração de determinado projeto.

Também conhecido como pré-projeto, esse documento pode ser utilizado em diversas áreas, por exemplo, em projetos arquitetônicos, de pesquisa e de lei.

Sendo assim, vou falar ais especificamente sobre cada um deles e no final do artigo veremos qual importância do anteprojeto.

Anteprojeto Arquitetura

Anteprojeto Arquitetura

O anteprojeto de arquitetura é também é o aprofundamento de um projeto.

Após  criação de todos os croquis, maquetes e plantas iniciais, o arquiteto deve partir para uma fase mais técnica, dando ao projeto geral um pouco mais de detalhes e informações.

Essa forma mais detalhada é de extrema importância porque a partir dessa fase, outros profissionais passam a se envolver no trabalho.

São os conhecidos projetos complementares e podem ser da área de infraestrutura, hidráulica, hidrossanitários, etc.

Todavia, o anteprojeto deve ser incluído no projeto legal, obrigatoriamente. O projeto legal é um conjunto de documentos que deve ser enviado pelo arquiteto ao condomínio e à prefeitura.

Desse modo, é importante, que haja um diálogo com o cliente durante todo o processo, contudo, nessa etapa é vital.

O profissional de arquitetura precisa criar representações objetivas de como o projeto ficará no final e também sanar todas as dúvidas possíveis.

O motivo de tanto cuido é muito simples. Depois de pronto o projeto executivo, fica em mais difícil realizar alterações.

Uma das mais graves consequências aqui é ter uma obra com maiores custos de serviço. De acordo com a regra, os anteprojetos arquitetônicos devem ter 4 plantas. São elas:

  • Planta baixa

    A priori, temos a planta baixa que é o desenho técnico da construção e é criado a partir de um corte imaginário na horizontal à altura de 1 metro e cinquenta do piso.

    Planta de cobertura

    Esta é a representação da parte superior da edificação, ou seja, do telhado.

    Precisam ser desenhados todos os elementos que aparecem sobre o mesmo, por exemplo, chaminés, calhas, reservatórios, etc.

    Planta de localização

    Nessa planta podemos ter uma visão mais ampla de toda a obra e também dos seus arredores.

    Por conseguinte, o arquiteto precisa delimitar os limites do terreno em relação ao passeio e a via de rolamento.

Anteprojeto de Pesquisa

Anteprojeto de Pesquisa

Anteprojeto de pesquisa é uma proposta de estudo que te como objetivo indicar a intenção da pesquisa que será realizada. Pode ser utilizado em monografia, pós-graduação, mestrado, doutorado, entre outros.

O pré-projeto é entregue ao orientador do aluno ou candidato e o intuito é fazer com que o esmo entenda coo será o projeto.

Anteprojeto de Lei

Anteprojeto de Lei

O anteprojeto de lei é o estudo inicial que servirá como base para o projeto de lei final. O intuito desse documento é apresentar um escopo que será discutido pelas esferas responsáveis.

Importância do Anteprojeto

O anteprojeto é importante para projetos e pesquisas, pois apresenta-se como a primeira sistematização a ser testada. Sendo assim, ele pode ser modificado e aperfeiçoado à medida que vai sendo amadurecido.

Com isso, chega-se à concepção final sem riscos de ter que refazer algo ou aumentar gastos.

Comentários