Calhas – limpeza, manutenção, preço

As calhas são pequenas, mas importantes componentes do sistema de cobertura de uma casa e um investimento a longo prazo na infraestrutura da sua residência. Milhões de metros de calha são instalados a cada ano em todo o país, mas há muito pouca informação disponível para educar ou orientar os consumidores quando eles estão instalando ou substituindo esses materiais, por isso confira as vantagens da instalação das calhas, tipos, dicas e preços da instalação das calhas para coleta de água.

A instalação dos calhas é essencial para preservar a integridade do solo

A instalação dos calhas é essencial para preservar a integridade do solo

Por que você precisa de calhas?

Todas as calhas coletam a água da chuva que cai em um telhado e a canaliza, com inclinações adequadas, para levar a água da chuva para o chão e longe de seu teto, janelas, portas e paredes. Por isso, as calhas devem ser regularmente limpas de folhas e detritos, para que possam funcionar corretamente.

Esse processo evita que a água, caindo de grande altura do telhado até o cão provoque a erosão do solo, ou atinja pedestres com muita força, o que pode ser incômodo ou até perigoso em caso de prédios de maior altura. São mais comumente instaladas em telhados de telhas tipo Ondulite, nas casas relativamente novas, mas podem ser instaladas em praticamente qualquer tipo de telhado, desde que previsto em projeto.

Tipos de Calhas

Exite uma quase infinidade de modelos de calhas que podem ser adquiridos com o seu serralheiro ou funileiro, que podem ser divididas em materiais, formatos ou capacidade. Confira a segui alguns dos principais tipos de calhas por material utilizado:

  • Calhas em alumínio – material comumente usado em projetos de telhados por ser uma calha em metal bastante leve, não causando muito peso na estrutura do telhado;

    Calha de alumínio instalada em telhado de casa tradicional

    Calha de alumínio instalada em telhado de casa tradicional

  • Calhas de Zinco – Material alternativo ao alumínio para calhas, também é leve e bastante resistente, porém pode ser mais complicado para fazer uma repintura, já que é mais difícil de lixar que as calhas em alumínio.

    Calha metálica em telhado do tipo convencional

    Calha metálica em telhado do tipo convencional

  • Calhas de PVC – Material bastante barato para calhas, geralmente feitas em formato semicircular, para aproveitar a seção dos tubos de pvc.

    Calha de PVC em seção semi-circular

    Calha de PVC em seção semi-circular

Limpeza de calhas

No decorrer da coleta de água, as calhas também coletam as folhas, bolotas, sementes de árvores e outros detritos que podem causar obstruções em qualquer lugar no seu próprio encanamento. Em condições secas, as calhas entupidas são um risco de incêndio, e durante chuvas fortes, os canos entupidos podem fazer a água da chuva a transbordar, podendo causar danos substanciais para a sua construção ou paisagismo. Para evitar esses tipos de problemas, as calhas podem possuir capas ou telas, para manter detritos de fora e reduzir ou eliminar esses problemas, prolongando a vida útil delas.

A limpeza das calhas é um processo fundamental para evitar que as mesmas entupam e transbordem em dias de chuva

A limpeza das calhas é um processo fundamental para evitar que as mesmas entupam e transbordem em dias de chuva

Calhas e o aproveitamento da água pluvial

Atualmente, muitas pessoas estão diante de uma crescente preocupação com os recursos hídricos cada vez menores e as crescentes demandas de conservação e reúso de água de forma responsável. Os recursos hídricos são finitos e os engenheiros e arquitetos estão sendo pressionados para se atualizar com a novas soluções para atender às demandas de água e proteger o meio ambiente.

Como nos tempos antigos, a ciência moderna transformou a captura e a recolha de águas pluviais como uma solução parcial para o problema, e um sistema de calha é o primeiro passo no aproveitamento de águas pluviais. A água colhida é perfeita para muitos usos em torno da casa, ou em torno de edifícios comerciais, como molhar o gramado e as plantas de lavagem e limpeza,é levada a um sistema de cisternas que armazena a água para ser usada para esses fins.

calhas reaproveitamento de água da chuva

Esquema básico do recolhimento da água das calhas para reaproveitamento da água da chuva

O aproveitamento de água pluvial protege o paisagismo com valiosos sistemas de reutilização. Dessa forma, auxilia na escassez de água inesperada, que pode destruir a beleza das plantas, com o aproveitamento de água pluvial. A água colhida serve para a limpeza, irrigação, lavagem e outros fins, ajudando a preservar mais da água doce valiosa que, muitas vezes, é jogada fora involuntariamente.

Finalmente, a gestão de águas pluviais nas calhas minimiza os impactos de erosão e impede que a água da chuva siga para o escoamento. Os sistemas de aproveitamento de águas pluviais utilizam as calhas de casa para capturar a água e, em seguida, armazená-la em reservatórios especiais acima do solo ou abaixo, para posterior utilização em irrigação paisagística, lavagem de carro e fontes decorativas ou, até mesmo, como água não potável para a descarga do banheiro, lavanderia e sistemas de aspersão de fogo no interior da residência.

Preço de calhas

O preço da instalação das calhas pode variar bastante de um Estado para outro de acordo com os índices de preço da construção civil. Para conferir os preços de calhas médios atualizados da instalação de calhas e outros elementos da construção civil, consulte a página do Sinapi, o índice de preços da construção civil da Caixa Econômica Federal (disponível apenas no Internet Explorer)

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

One Response - Add Comment

Comentários