Energia Solar Residencial



A fim de colaborar com o meio ambiente e ter um mundo mais sustentável, a energia solar residencial está ganhando espaço no mercado e no orçamento das pessoas e consiste em um tipo de energia renovável, que contribui com geração de energia elétrica, com a iluminação natural de ambientes, ou seu aquecimento. Pesquisas mostram que a produção residencial de energia solar já é economicamente viável para 15% dos lares brasileiros.

energia solar residencial

energia solar residencial

Usos para a energia solar residencial

As duas formas mais lembradas do aproveitamento da energia solar são através do aquecimento da água, dos chamados aquecedores solares, ou de células fotovoltaicas, que contribuem produzindo energia elétrica. Apesar do nome “diferente”, os painéis fotovoltaicos são dispositivos utilizados para converter a energia solar em energia elétrica. A luz do sol penetra nas placas do módulo fotovoltaico gerando energia através do transformações físicas e químicas. É possível encontrar no mercado hoje diferentes fabricantes que produzem células e módulos fotovoltaicos de tamanhos variados, e com eficiências variadas, por isso é importante estar atendo as especificações do produto que você for adquirir.

Os painéis fotovoltaicos monocristalinos têm boa relação preço x qualidade. O “mono” significa única camada de cristal utilizada para cada célula solar e esses painéis de silicone produzem mais energia do que os demais, além da tecnologia já conhecida, que resulta em maior garantia de funcionamento e com pouca manutenção.

Placas fotovoltaicas para geração de energia solar residencialPlacas fotovoltaicas para geração de energia solar residencial

Placas fotovoltaicas para geração de energia solar residencial

residência que utiliza sobre o telhado diversos módulos fotovoltaicos

residência que utiliza sobre o telhado diversos módulos fotovoltaicos

Já os painéis solares para aquecimento da água se dá pelo calor gerado pelo sol, que é aproveitado como energia térmica – opção mais em conta do que a primeira, principalmente porque reduz o gasto de energia elétrica, além de se obter luminosidade natural por uma claraboia (abertura no alto das edificações destinada a permitir a entrada de luz ou a passagem de ventilação).  Existe hoje no mercado brasileiro já diversos fabricantes de aquecedores de água solar, com o uso de diferentes tecnologias para aquecer a água, que é normalmente armazenada em um boiler anti-térmico que guarda o calor da água até o uso.

Aquecedor solar para água com boiler

Aquecedor solar para água com boiler

aquecedor solar a vácuo, muito eficiente no aquecimento da água residencial

aquecedor solar a vácuo, muito eficiente no aquecimento da água residencial

A energia elétrica gerada através do efeito fotovoltaico pode ser armazenada em matérias e usada para diversos fins, como a iluminação de jardins, iluminação de pequenas instalações e da área interna da casa. Além disso, a energia térmica pode ser aproveitada para aquecer a água de torneiras e chuveiros. Ao se pensar no projeto de painéis solares, deve-se prestar atenção a alguns pontos, como a incidência de insolação na região que você mora, que precisa ser avaliada antes de investir em um projeto residencial de energia solar. O espaço necessário para o projeto e para os equipamentos– coletores, baterias, inversor eletrônico, suportes, entre outros – para o sistema escolhido (fotovoltaico ou painel solar para aquecimento da água)? A instalação de claraboias em locais/cômodos estratégicos ajuda a iluminar ambientes internos, proporcionando a economia de energia com iluminação interna durante o dia.

Outra maneira mais simples e direta de aproveitar a luz solar é com o uso de claraboias no teto

Outra maneira mais simples e direta de aproveitar a luz solar é com o uso de claraboias no teto

as claraboias podem ser usadas para a iluminação de diversos ambientes

as claraboias podem ser usadas para a iluminação de diversos ambientes

Além disso, a ANEEL possui uma resolução, a 482 que já regulamenta o que se chama de micro geração de energia. Nesse modelo, cada pessoa que possuir módulos fotovoltaicos instalados em sua casa, pode ligá-los a rede elétrica – dentro dos padrões estabelecidos pela agência – e receber descontos na conta de energia de acordo com a produção de energia que possuir em sua casa. Esse desconto vem na forma de créditos, que podem abater parte do valor da conta de energia.

É válido ressaltar que o retorno do investimento em placas fotovoltaicas é bastante demorado. isso porque a eficiência dos equipamentos da geração disponíveis no mercado ainda é baixa, mas vêm constantemente crescendo. Dependendo do consumo de cada residência, o sistema pode se pagar em 5 a 10 anos, porém em casos em que o consumo de energia residencial é muito alto, esse prazo pode se estender bem mais.

A energia solar residencial é uma alternativa importante para os cidadãos pois ajuda o país contribuindo, mesmo que de maneira pequena, na geração de energia elétrica, deixando assim o país menos dependente de fontes de geração mais sujas, como as usinas termoelétricas, em tempos de crise energética.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários