Fechamento de sacadas: Pode ou não pode?



Quem mora em apartamento, seja ele grande ou pequeno, sabe o quanto é útil e importante ter um espaço que possibilite a vista para a cidade e também um ambiente que possibilite um convívio juntamente com o ar fresco natural. Afinal não tem nada melhor que chamar os amigos para um jantar em sua casa e depois se deliciarem nas poltronas contemplando a vista, não é mesmo? Mas nem todo mundo deseja ter uma sacada aberta, muitas vezes o usuário decide fechá-la e torná-la  um ambiente da casa, optando assim pelo fechamento de sacada. O que muita gente não sabe é que o fechamento dessas áreas é proibido em muitas cidades, por diversas questões.

As sacadas fechadas são, como o próprio nome diz, sacadas normais, às quais os moradores decidiram fechar, seja por questões de segurança, estética ou até mesmo para aproveitamento de espaço. Os modelos de sacadas fechadas são, na sua maioria, feitos de vidros, que possibilitam uma maior visibilidade mesmo através do vidro.

fechamento de sacada com vidro

Sacada formando um ambiente fechado através de fachada de vidro

Vantagens da sacada fechada

Dentre os vários benefícios oferecidos pelo envidraçamento das sacadas, podemos destacar os seguintes:

  • Possibilita uma visão panorâmica, visto que você não vai ter que se afastar das bordas;
  • Valoriza ainda mais o ambiente, o vidro traz sofisticação e modernidade à sacada;
  • Oferece um maior conforto, visto que o vidro garante a proteção contra ventos fortes, chuvas, poeira, etc.
  • Diminui os ruídos – o vidro, se bem colocado, garante quase que a isolação acústica total do ambiente. Ou seja, ninguém mais precisa dormir ouvindo o trem passar.
  • Segurança – Principalmente nas casas e apartamentos com crianças é essencial um isolamento que a impeça de chegar até a sacada. Uma ótima opção para as mamães ficarem descansadas é, justamente, o envidraçamento das sacadas.

Mas afinal eu posso fechar a minha sacada?

Existem várias questões a se considerar na hora de você pensar em fechar a sua sacada, desde a política do seu prédio às políticas legais da prefeitura. A polêmica, em nível municipal, ocorre porque comumente o plano permite uma determinada área construída adensável (ou privativa), e outro tanto de área não-adensavel (não-privativa). Por se tratarem de áreas abertas, ela conta com área não-adensável, e ao fechá-la, teoricamente você estaria transformando em uma área adensável, mudando assim os índices urbanísticos do prédio, podendo deixa-lo em desacordo com a lei do plano direto. É por isso que muitas prefeituras proíbem o fechamento de sacadas, ou simplesmente invertem a lógica, e computam como área adensável.

Há uma questão mais local, mas que também é importante se considerar, porque muitos prédios possuem estatuto condominial que proíbe que o usuário faça mudanças na fachada. Caso você esteja penando em fechar a sacada, consulte seu síndico e seus vizinhos antes, pois você pode ser obrigado a pagar multa e remover o fechamento da sua sacada em caso de descumprimento de norma estabelecida pelo condomínio.

Tipos de fechamento de sacadas

Via de regra, as sacadas costumam ser fechadas ou com vidro ou com tela. Isso ocorre porque a sacada, como uma estrutura em balanço, não pode receber cargas excessivas de carregamento, então nunca poderá ser fechada com alvenaria ou outros materiais pesados.

A tela é uma solução que foi comum e amplamente utilizada nos anos 80 e 90, por princípios puramente de segurança: é uma garantia de quem tem filhos pequenos, por exemplo, de que eles nunca estejam expostos ao risco de uma queda da sacada quando não estiverem fora da sua vista.

fechamento de sacada com tela

O fechamento com tela é uma alternativa que aumenta muito a segurança contra quedas da fachada

Hoje surge porém uma nova alternativa: a sacada fechada com vidro: Normalmente feita com vidros de alta qualidade e resistência, esse tipo de fechamento ocorre principalmente com o intuito de tornar a sacada em um ambiente fechado.

fechamento de sacada em vidro

A alternativa mais popular, porém, é o fechamento da sacada em vidro

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários