Fogão a lenha: modelos e funcionalidades



Muito comuns no interior de Minas, São Paulo e Rio Grande do Sul, os fogões a lenha são ótimos para preparar alimentos. Não há como negar que uma comida preparada nesses fogões é muito saborosa, variando conforme a cultura local, indo do famoso tutu à mineira até a cuca gaúcha. Mas construir um fogão a lenha é algo relativamente trabalhoso, por ser grande e demandar um espaço amplo no lugar onde for instalado.

Forgão a lenha de alvenaria

Forgão a lenha de alvenaria

No Brasil, existem muitos tipos diferentes de fogões a lenha. O mais utilizado no sul do país é o de metal, que usa o carvão vegetal ou lenha, adicionados na parte de baixo do fogão e aquecendo tanto o forno quanto a chapa de metal de seu topo, onde são colocadas as panelas. Outro tipo de fogão a lenha, mais encontrado no interior de Minas Gerais e São Paulo, é o de alvenaria. Nestes, a lenha é colocada diretamente em um túnel sob os bocais do fogão. O ar quente resultante da queima da lenha circula por esse túnel, indo até a base da chaminé, onde normalmente é instalado um forno, feito em aço ou ferro fundido. Após aquecer o forno, a fumaça sobe pela chaminé e é liberada à atmosfera.

Na hora de construir um fogão a lenha, algumas coisas devem ser pensadas, como a fumaça, para que não fique cheiro de queimado no local. Outra questão é não deixar o calor do fogão tomar conta do ambiente.

As principais vantagens de um fogão a lenha são

  • Mais econômico, pois utiliza lenha em vez de gás;
  • Prático, pois permite o uso de pequenos ou grandes utensílios ou o alimento pode ser preparado direto na chapa;
Fogão a lenha de alvenaria com espaço para a lenha

Fogão a lenha de alvenaria com espaço para a lenha

Fogão a lenha de metal

Fogão a lenha de metal

Fogão a lenha de metal com forno

Fogão a lenha de metal com forno

Escolher um fogão a lenha não é algo tão simples. A variedade de modelos é grande, por isso, é preciso avaliar bem a resistência e recurso dos tipos de fogão a lenha e sua aparência. Para decidir bem é preciso ter a atenção aos seguintes detalhes:

FOGÃO DE PISO

FOGÃO DE EMBUTIR

COOKTOP

FOGÃO INDUSTRIAL

FOGÃO A LENHA

Descrições

Dentre os modelos do mercado esse e o mais facil e simples de instalar. Semelhante ao fogão de piso, mas demanda porém esse modelo demanda que sua cozinha seja planejada. O mais estiloso e moderno deles, e o que ocupa menor espaço justamento por não possuir um forno. Esse tipo de foca e utilizado em restaurantes e escolas, onde e feita muita comida de uma vez, suas bocas são maiores que a com maior capacidade. Modelo antigo, não muito indicado para cozinhas pequenas e nem mesmo para fazer a comida do dia a dia, e também o mais lendo para cozinhar.

QUEIMADORES

Dentre os diversos modelos costumam varias de 4 a 6 bocas. Igualmente o de piso, possui opções de 4 a 6 bocas, podendo ser encontrado as vezes de 5 bocas. De 1 a 6 bocas. O seu modelo chamado “dominó” permite montar em módulos e definir o número de bocas. Esse modelo de fogão e possível encontrar com até 8 bocas. Comumente encontrado no mercado com até de 6 bocas.

FORNO

Possível encontrar a venda no mercado modelos com até 2 fornos. Possui modelos com apenas 1 forno, e também alguns modelos com 2 fornos. Não possuir forno, nesse caso deveras equipas sua cozinha com um forno elétrico. Opcional, e possível encontrar modelos com forno e sem forno nesse tipo de fogão. Dentre as mais variadas opções disponíveis no mercado, e possível encontrar modelos com forno.

ABASTECIMENTO

Gás. Gás. Gás, eletricidade ou indução. Gás Funciona através de lenha como já diz o nome.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários