O granito, para quem não sabe, é formado por uma rocha magmática intrusiva que surge através da consolidação do magma. O magma, por sua vez, é toda a massa presente no interior dos vulcões, e expelida durante a erupção. É possível encontrar muitas cores de granito disponíveis no mercado, variando de acordo com a região na qual a rocha é formada. E, dentre essas diversas opções de cores disponíveis podemos encontrar o granito preto, que pode ser facilmente descoberto aqui mesmo no Brasil.

Bancada de cozinha feita em granito preto São Gabriel
Bancada de cozinha feita em granito preto São Gabriel

Existem dois tipos diferentes de granito negro, o granito preto Absoluto (que tem como principais características a uniformidade na sua cor e o seu alto nível de impermeabilidade, tornando-o um dos granitos mais caros e cobiçados) e o granito preto São Gabriel (que apresenta alguns veios e “manchas” tornando-o uma peça única. Apesar de a sua tonalidade ser a mesma que a do granito negro absoluto, eles diferem na uniformidade. Enquanto o primeiro tem um aspecto bem limpo e uniforme, o segundo já apresenta algumas irregularidades na sua constituição).

Onde usar?

O granito preto, tanto o tipo Absoluto como o São Gabriel, podem ser utilizados em ambientes internos e também externos. No entanto, ele é mais recomendado para os ambientes clássicos, isso porque o granito negro traz uma densidade maior na harmonização do ambiente retendo mais luz e deixando o ambiente ainda mais sofisticado.

Bancada do banheiro em granito preto São Gabriel
Bancada do banheiro em granito preto São Gabriel
Cozinha feita com bancada de madeira e granito preto do tipo são Gabriel
Cozinha feita com bancada de madeira e granito preto do tipo são Gabriel
bancada pequena para cozinha feita em granito preto são Gabriel
bancada pequena para cozinha feita em granito preto São Gabriel

Devido a sua constituição ele oferece um acabamento bem limpo e polido sendo mais recorrentes as suas aplicações são em pias de cozinha, mesas e bancadas, pisos, lavatórios de banheiro, etc.

Tipos de Granito Preto

Granito Preto absoluto

Como já mencionado, uma das variações do granito é preto absoluto. Essa textura é uma variação do granito negro que quase não possui manchas, criando peças com uma textura de negro intenso.

Textura intensa do granito negro absoluto
Textura intensa do granito negro absoluto
bancada de cozinha em granito preto absoluto
bancada de cozinha em granito preto absoluto

Granito Preto São Miguel

Esse tipo de pedra possui um acabamento com mais textura que o preto Absoluto. O Granito Preto são Miguel normalmente possui um acabamento mais heterogêneo, por vezes com detalhes charmosos em de manchas claras em seu acabamento.

Bancada de Cozinha Granito Preto São Miguel
Bancada de Cozinha Granito Preto São Miguel

Granito Preto Flameado

O flameado no Granito é um acabamento para a pedra que deixa o acabamento da pedra mais fosco e, e com uma textura menos lisa. É ideal para pisos e revestimentos externos, mas também pode ser usado para patamares de escadas e até pias de cozinha.

Granito Preto Flameado
Granito Preto Flameado

Como cuidar das peças de granito preto?

Devido a sua cor, esse tipo de granito pode facilmente apresentar sinais de desgaste tornando se mais esbranquiçado e desbotado ao longo do tempo. Isso acontece devido a uma série de fatores como o uso inadequado da pedra, o atrito sobre a mesma, a perda de cera da peça e de uma maneira geral a utilização inadequada do granito.

Então o que fazer para garantir mais durabilidade e beleza ao granito negro e prolongar ainda mais a vida dessas peças?

  • Evitando o atrito sobre a pedra, assim como evitar colocar recipientes com temperaturas diferentes da ambiente sobre o granito
  • Durante a limpeza utilizar apenas um pano umedecido com água e, caso necessário, um detergente neutro diluído em água (uma medida de água para uma medida de detergente)
  • Utilize sempre um impermeabilizante ou uma cera recomendada pelo fabricante do granito
  • Nunca misture diferentes produtos químicos nem experimente loucas receitas caseiras de limpeza.

Caso siga todas as orientações e cuidados indicados pelo fabricante, a sua peça pode permanecer intacta durante séculos.

O granito negro é uma peça bastante sofisticada, importante para transformar qualquer local num ambiente mais agradável e sofisticado, no entanto, é preciso ter alguns cuidados para não exagerar na hora de decorar a sua casa.

E, para evitar que isso aconteça, o mais indicado é procurar um profissional especializado nessa área que possa te orientar da melhor maneira possível.

Outras cores de granito do mercado:

Onde comprar Granito Preto

O granito preto pode ser encontrado na maioria dos comércios de pedras da sua região, pois trata-se de uma pedra com uso muito comum tanto para decoração quanto para o revestimento de pisos e áreas externas. Aproveitamos para deixar aqui um recado: o MELHOR lugar para comprar granito Preto é nas lojas C&C.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

1 comentário

Deixe uma resposta