Você já pensou em ter uma horta em casa? Pois se ainda não, saiba que cultivar alimentos naturais é, além de uma deliciosa terapia, um ótimo meio de manter ingredientes naturais para sua alimentação bem mais próximos de você. Assim, você terá elementos saudáveis sempre à mão.

Horta montada nos fundos de casa
Horta montada nos fundos de casa

Começar a plantar, no entanto, não é tão simples quanto parece. Apesar de prazeroso, o trabalho de cultivar uma horta precisa ser feito com bastante atenção, principalmente se é a primeira vez que você tentar fazer este trabalho. Com o passar do tempo, no entanto, a prática vai tornando o projeto mais fácil e recompensador.

Além de embelezar o local e trazer benefícios para a saúde, a horta em casa acaba se tornando um hobby para muitas pessoas.

Como começar a plantar uma horta em casa

Como dissemos antes, é importante ter muita atenção ao começar a sua horta. Os preparativos são primordiais para o sucesso e crescimento das plantas, portanto atente-se para:

  • Espaço disponível: a horta não necessita de locais muito grandes para dar certo. Tanto casas quanto apartamentos podem ter suas próprias hortas adaptadas. Separe um local de fácil acesso e que fique bem localizado. Em apartamentos, por exemplo, é possível adaptar na varanda uma horta através de vasos, e de uma plantação vertical.
    Algumas floreiras na varanda improvisam uma horta
    Algumas floreiras na varanda improvisam uma horta

    Na falta extrema de espaço, você pode usar asparedes para montar sua horta caseira
    Na falta extrema de espaço, você pode usar as paredes para montar sua horta caseira
  • Animais domésticos: não é recomendado que a horta fique próxima aos locais de dormir e de higiene de animais domésticos. Da mesma forma, se for possível, o ideal é evitar qualquer tipo de contato das plantas com animais de qualquer espécie, para evitar o contato com doenças transmitidas por animais comuns, como a toxoplasmose.
  • Clima: o clima é determinante na hora de se decidir pela horta. Leve em consideração quanto sol recebe o local em que você vai plantar, qual o período de chuvas e qual a melhor época para plantio. É também necessário que o espaço de plantio tenha pelo menos algumas horas por dia de iluminação natural, ficando em lugar não totalmente sombreado.
  • Terra e Solo: não é recomendado utilizar terrenos muito encharcados nem terra muito seca. Sua textura deve ser saudável e sua cor mais voltada para tons escuros. Para temperos, no entanto, utilize solos mais arenosos.

    As terras de cor mais escura são mais adequadas ao planto da maioria das hortaliças
    As terras de cor mais escura são mais adequadas ao planto da maioria das hortaliças
  • O que plantar: essa pode parecer a parte mais complicada, mas é possível receber bastante ajuda. Pesquise na internet ou até mesmo na loja de mudas e plantas em que for adquirir as suas qual o tipo ideal de planta para ser cultivada na área que você possui. Providencie informações como espaço, luminosidade e chuva. Uma boa dica, em uma horta de pequenas proporções, é o plantio de temperos.
  • Cuidados básicos: Uma vez feito o plantio de sementes ou mudas, alguns cuidados devem ser tomados, especialmente com a irrigação. Quando a chuva não for frequente, pode ser necessário irrigar artificialmente sua horta. Você pode fazer isso manualmente, com um regador, ou usando um sistema caseiro de irrigação por gotejamento.

A atividade de plantio é tão divertida que você pode chamar mais pessoas para participar ou incentivar para que todos comecem a cultivar sua própria horta em casa.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Artigos similares

Nenhum comentário

Deixe uma resposta