Interfone – instalação de porteiro eletrônico

Num apartamento não se tem a mesma comodidade de uma casa em que, ao ouvir o toque da campainha, simplesmente pode se dar uma olhada da janela ou porta e só então decidir se vai atender ou não. É exatamente por isso que o uso do interfone num edifício é tão importante. Sem ele, ficaria praticamente impossível controlar a entrada e saída de pessoas, decidir quem pode ou não entrar e quando, além de interligar porteiros e funcionários mais rapidamente, o interfone é um sistema de segurança residencial.

Seu uso em casas também é comum, principalmente os modelos que possuem câmeras , também conhecidos como porteiros-eletrônicos, tanto em condomínios e bairros nobres quando em locais em que a segurança é primordial, mas é nos edifícios que o interfone tem papel fundamental. Colaborando ativamente na comunicação e na segurança de todos, tanto nos residenciais quanto nos comerciais.

Aparelhos que compõem o interfone usado em residências e prédios.

Aparelhos que compõem o interfone usado em residências e prédios.

Funcionamento do interfone

Um interfone funciona como um telefone, mas de cunho interno, permitindo que a pessoa converse com quem a chama ou até mesmo a veja por uma câmera sem que seja necessária sua presença física na porta ou portão de entrada. Ele agiliza a comunicação, pois é mais rápido que um telefonema comum, em que um número grande precisa ser discado e ainda não corre o risco de encontrar a linha ocupada ou indisponível.

O receptor geralmente é pequeno (com câmera ou não) e fica instalado do lado de fora da residência. Dentro, o proprietário da casa tem uma espécie de aparelho telefônico (com visor para câmera, se for o caso) e recebe uma “chamada” quando alguém liga o aparelho do lado de fora.

Em edifícios, o porteiro geralmente tem seu próprio aparelho, a partir do qual pode ligar para todos os ambientes do prédio, além de se comunicar com seus pares. Hoje em dia, há condomínios, inclusive, que oferecem o serviço de despertador: a conhecida wake up call, ou chamada para acordar. A ligação é feita pelo porteiro do outro turno. Ele fica sabendo de antemão a que horas deve interfonar para qual condômino, assumindo a função de despertá-lo.

A fiação do porteiro eletrônico não passa junto nos eletrodutos ou com cabos coaxiais, mas sim deve ser posta em separada, como a ligação do telefone.

Porteiro eletrônico, modelo mais avançado de interfone com câmera.

Vídeo Porteiro, modelo mais avançado de interfone com câmera.

Preços de interfone

Sua faixa de preço varia muito de acordo com o modelo escolhido e que diferenciais ele traz. Há interfones na faixa dos R$ 200,00 como os que chegam até R$ 1.600,00.

Diante da instalação do aparelho, deve-se verificar se há tubulação correta para os fios. Há também opções como canaletas e conduítes. Quando um novo morador chega um edifício, é importante que seja instruído adequadamente a respeito do uso do interfone. Com relação à manutenção e reparos, somente empresas especializadas e confiáveis devem ser contatadas.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Comentários