Papel de parede – decoração de ambientes

Para sair daquela “mesmice” de usar somente tintas na hora de decoração, o papel de parede tem sido bastante procurado como alternativa para decorar os ambientes, principalmente as áreas internas. É um tipo de revestimento sugerido por diversos arquitetos.

papel de parede decoração

papel de parede na decoração

Tipos de papel de parede para decoração

Antes de escolhê-lo, é importante verificar a durabilidade do material, assim como o tipo do material e o modelo, dentre eles:

  • papel de parede acetinado, muito usado em quartos de crianças e acumulam pouca poeira;
  • papéis de parede vinilizados, que podem ser lavados e possuem grande variedade de padronagem (desenhos e cores);
  • papéis de parede vinílicos (radicais insaturados que aparecem em diversos compostos orgânicos), indicados para grandes áreas de circulação, como shopping centers, hotéis, restaurantes etc. Assim como os pisos vinílicos, apresentam a grande vantagem de sua impermeabilidade;
  • papel de parede TNT que imita tecido, mas não é tecido;
  • papel de parede mica, que é um material feito a partir de pedras naturais. Alguns papéis podem ser lisos, texturizados, com grafismo, desenhos personalizados e até com relevos.
papel de parede floral preto

papel de parede floral preto

Para aplicá-los, a parede deve estar lisa e sem nenhuma sujeira, rachadura, imperfeição ou furinhos. Caso tenha, é recomendável a aplicação de gesso ou massa, lixe-as e passar uma demão de tinta. As condições de preparo da superfície são importantes, pois se não bem-feitas afetam o acabamento. Se já possuir papel de parede, deve-se retirar o antigo e deixar a superfície limpa e lisa novamente.

Papeis para cada ambiente

Cada ambiente de uma casa, por exemplo, requer um tipo de decoração: no lavabo, o ideal é que se use papel com flores e tons mais “amenos” ou tons pastéis (bege, marrom, rosa claro, salmão). No quarto das crianças, os mais pedidos são os temáticos, com personagens, bonecas (no caso das meninas) e esportes (no caso dos meninos). As faixas decorativas (também chamadas de borders) com estampas infantis, cores alegres e desenhos que brilham no escuro são ótimas pedidas para o quarto das crianças. Nos demais quartos (como o de casal), as cores neutras são mais aconselhadas, criando assim um espaço mais íntimo e acolhedor. No caso da cozinha, recomenda-se o papel vinílico, pois resiste à limpeza com pano úmido, uma vez que esteja embebido de gordura. Nos banheiros, não utilizar cola à base de água, para que não desgrude com a umidade.

A quantidade necessária de papel geralmente é vendida por rolos, por isso, é necessário calcular o tamanho da parede e o pé-direito (altura entre o piso e o teto de cada andar de um imóvel) para saber o total da aplicação. Assim, o desperdício de papel será evitado.

decoração com papel de parede claro na sala

decoração com papel de parede claro na sala

Preços e alternativas ao papel de parede

Também existe o adesivo de parede, que além de colorir e decorar cria uma espécie de identidade para o ambiente, personalizando-o. O adesivo não se limita somente a quartos de crianças, pelo contrário, se tornaram peças-chave em escritórios por serem exclusivos (ou seja, é possível colocar a sua marca, a sua identidade visual no adesivo, trazendo mais valor ao seu escritório). Modernos e despojados, os adesivos são fáceis de colocar, têm boa durabilidade e têm custo acessível, variando entre R$ 50,00 até R$ 450,00 (consulte opções do mercado).

papel de parede decoração de quarto

papel de parede decoração de quarto

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Comentários