Parede de Cimento Queimado



O cimento queimado é um acabamento obtido pela aplicação de uma massa simples sobre pisos ou paredes de concreto áspero. Por ter custo altamente reduzido, pela resistência e durabilidade, pelas grandes possibilidades de acabamentos e pela alternativa de não necessitar de um profissional para a sua colocação, é muito utilizado nos ambientes. Além disso, o cimento queimado proporciona uma atmosfera rústica ao ambiente, devido ao seu acabamento fosco e manchado, portanto, é também muito utilizado apenas pela finalidade estética. Confira os tipos de parede de cimento queimado a seguir!

Parede de Cimento Queimado

Parede de Cimento Queimado

Tipos de paredes de cimentos queimados:

Feita com o cimento queimado pronto

as paredes feitas com cimento queimado pronto são as de mais fácil elaboração, já que não é preciso adicionar nada à mistura, bastando apenas aplicá-las. Porém, essa opção, apesar de não precisar de nenhum acabamento, costuma ter um preço elevado;

Feita com adesivo

Ideal para quem não deseja bruscas reformas na residência; deve-se evitar colocar o adesivo em locais úmidos para, assim, aumentar a sua vida útil.

Feita com argamassa

Para quem busca economizar, esta é a melhor opção, porém, a mais trabalhosa;

Feita com massa corrida

Menos trabalhosa que a parede feita com argamassa, difere dela por não ser necessário preparar o cimento e misturá-lo à cola; esta costuma também ser uma das opções de menor custo.

Cuidados com uma parede de cimento queimado

As paredes de cimento queimado, diferentes daquelas que são formadas por várias cerâmicas, são formadas por uma peça única. De acordo com o aumento ou a diminuição da temperatura ambiente, essas paredes podem se dilatar ou se contrair, o que pode ocasionar o surgimento de frestas, que, quando grandes, podem colocar em dúvida a durabilidade do piso. Para evitar tais rachaduras, recomenda-se que o piso seja feito com juntas de dilatação, principalmente quando o local tiver muita incidência solar; para a aplicação destas juntas, é aconselhável o auxílio de um profissional.

Também se deve evitar aplicar o cimento em dias ou em locais muito úmidos, para que não se formem bolhas na parede. Ademais, as paredes de cimento queimado requerem manutenções constantes, de três em três anos, geralmente; primeiramente, deve-se lixar a parede, poli-la e passar de uma a duas demãos de cera, para manter o aspecto fosco da mesma. A limpeza deste tipo de parede deve ser feita com sabões neutros, para evitar que os seus componentes reajam com os produtos químicos presentes em produtos de limpeza mais fortes.

Onde usar?

O cimento queimado pode ser utilizado em muitos ambientes, porém, recomenda-se evitá-los em alguns. Ele deve ser evitado em paredes de banheiros, pois o material da massa pode reagir com sabonetes, xampus, entre outros produtos, e começar a se degradar. Também pode não ser adequado aos quartos, se o clima da região tiver grande incidência de baixas temperaturas, já que este tipo de material ajuda a manter a temperatura amena. Além disso, deve-se evitar colocar essas paredes em locais que tenham muita incidência de raios solares, evitando, assim, rachaduras. De resto, todos os outros ambientes de uma residência, como cozinha, sala de estar, áreas sociais, são adequados a sua utilização.

Como fazer uma parede de cimento queimado?

Com massa corrida

A confecção de uma parede de cimento queimado com a utilização de massa corrida é uma das mais simples; para tal, necessita-se apenas de:

  • Cassa corrida (a quantidade será proporcional ao tamanho da sua parede; uma lata de 18 kg rende, em média, 30 m² e costuma custar cerca de R$60,00);
  • de cera
  • de pigmento preto
  • de água

Mode de fazer:

  1. Deve-se misturar, aos poucos, a água à massa corrida, de forma que a mistura tome uma consistência pastosa (parecida com a textura de uma massa de bolo), mais o pigmento (a quantidade de pigmento variará de acordo com o seu desejo);
  2. Feito isto, basta passar a massa, com o auxílio de uma desempenadeira (é predileto que ela tenha bordas arredondadas para, assim, evitar marcas) deve-se passar a massa com movimentos circulares (duas a três demãos costumam ser suficientes).
  3. Após isto, deve-se esperar a massa secar para então lixá-la, de forma bem leve, poli-la com um pano úmido e, por último, passar uma cera incolor por toda a sua extensão;

Com argamassa

Para o preparo de uma parede com a utilização de argamassa, necessita-se de:

  • argamassa (mistura de cimento, areia, água e outros aditivos)
  • de cola branca
  • de água

Mode de fazer:

  1. Deve-se misturar o cimento argamassa com a cola (para cada 1 kg de argamassa, é necessário 100 gramas de cola), mais a água, a qual deve ser adicionada aos poucos, a fim de proporcionar uma mistura também de consistência pastosa.
  2. A finalização deste tipo de parede é idêntica a de uma parede feita com massa corrida.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários