Pintura Industrial – Curso, preço, empresas

A pintura é uma técnica que pode ser dividida em 3 tipos: pintura artística, pintura arquitetônica e pintura industrial. Sendo que esta última tem como finalidade principal proteger o elemento pintado de qualquer tipo de corrosão. Por isso essa pintura é conhecida também como anticorrosiva.

Além dessa característica principal, a pintura industrial também é um ótimo meio de impermeabilização, diminui a rugosidade, permite maior ou menor absorção de calor, além de ser esteticamente bonita. Em alguns casos, é possível considerar a pintura eletrostática como pintura de aplicação industrial.

Aplicação de pintura industrial com pistola

Aplicação de pintura industrial com pistola

O que é a Pintura Industrial

A pintura industrial caracteriza-se pela interposição de um tipo específico de tinta capaz de formar uma espécie de película ou camada sólida após sua secagem. Sua espessura é de até 1mm e pode ser aplicada em instalações industriais e metálicas.

Por sua grande proteção contra elementos marítimos, a técnica  também é utilizada em larga escala em instalações portuárias e submersas (embarcações, por exemplo) e atua como um meio eficaz de se evitar a corrosão profunda.

A aplicação da técnica de pintura industrial é feita apenas em locais próprios, por pessoas especializadas na mesma, após rigoroso projeto, conhecido como “plano de pintura”. Hoje em dia existem até mesmo cursos preparatórios para formar tecnólogos especializados em pintura eletrostática e seus usos no mundo.

Tipos de Pintura Industrial

  1. Pintura de fabricação em série: feita em cabines, com jateamento e locais próprios para secagem. Geralmente grandes empresas especializadas;
  2. Pintura de campo: é feita em locais variados, já que os utensílios são móveis (pistolas e jatos podem ser levados para determinados lugares onde a pintura vai acontecer).

Tipos de Corrosão

Como dissemos, a pintura industrial é eficaz na proteção contra corrosões. Grosso modo, as corrosões podem ser classificadas em dois grandes grupos: corrosão química e corrosão eletroquímica, ou simplesmente corrosão seca e corrosão em meio aquoso.

A corrosão química também é conhecida como corrosão seca, é um processo observado sem a presença de água, geralmente devido a fatores ligados à modernização e industrialização.

A corrosão eletroquímica é um processo observado quando há contato com água, geralmente em temperatura ambiente ou próximo disso. Por isso ela é também chamada de corrosão em meio aquoso. A pilha de corrosão eletroquímica é constituída de quatro fatores: área anódica, área catódica, eletrólito e ligação elétrica.

A pintura industrial utiliza-se de meios para proteger metais e afins de todos os tipos de corrosão, tornando suas superfícies mais fortes e resistentes à ação desse tipo de fenômeno.

Curso de Pintura Industrial

O curso para pintura industrial é um curso de capacitação profissional oferecido por grupos como o SENAI, que permitem o profissional se tornar um técnico capacitado em aplicação da técnica de pintura eletrostática. Diversas empresas e grupos oferecem o esse curso, mas podemos destacar os cursos de capacitação do SENAI

, que oferecem além da capacitação, um certificado de qualificação profissional.

Curso de pintura Senai

Curso de pintura Senai

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...