Telhados Coloniais: Projetos, Modelos e Preços



Quando se trata da escolha do piso, da cor da parede e de outros detalhes durante a construção de nossas casas, já sabemos que é uma tarefa difícil, e não é diferente quando a escolha é sobre qual o melhor telhado. Pois é, muita gente tem sérias dúvidas sobre qual o melhor telhado escolher para a sua edificação. E foi exatamente por isso que decidimos falar hoje sobre um tipo específico de telhados muito usados e que são um charme à parte. Estamos falando dos telhados coloniais!

Telhado colonial com telhas cerâmicas Capa-canal

Telhado colonial com telhas cerâmicas Capa-canal

As telhas coloniais são um tipo de telha com características específicas – design simples, canal profundo, encaixe fácil e ótima vazão de águas pluviais. Elas podem ser encontradas nas cores: branca, vermelha e mesclada (com branco e vermelho). Quer saber como fazer um telhado colonial? Então confira como é simples, com o passo a passo que separamos para vocês!

Modelos de telhados coloniais

Existem várias formas de seu usar um telhado colonial no projeto, seja em um arranjo de meia água, duas águas e até quatro águas. Além disso, existem telhas que dão um feito muito semelhante na hora de montar o telhado, como as telhas de concreto, que são naturalmente onduladas para simular o efeito da telha colonial. Para quem curte um efeito mais plano, existem as telhas romanas, que são mais planas.

Telhado colonial em casa ainda em construção

Telhado colonial em casa ainda em construção: a simplicidade do telhado de 2 águas caiu bem nesse projeto

Projeto residencial com uso de telhado meia água colonial

Projeto residencial com uso de telhado meia água colonial

Residência com telhado 4 águas com telha colonial em barro branco

Residência com telhado 4 águas com telha colonial em barro branco

Telhado 4 águas na casa e em portão eletrônico feito com cobertura colonial pintada em branco

Telhado 4 águas na casa e em portão eletrônico feito com cobertura colonial pintada em branco

Projeto de residência com cobertura colonial com telha esmaltada

Projeto de residência com cobertura colonial com telha esmaltada

Passo-a-passo telhado colonial

  • O primeiro passo é calcular a quantidade exata de telhas que você vai precisar para construir o seu telhado. Para isso use 24 telhas para cada metro quadrado, em seguida multiplique a metragem total do telhado por 24. Assim você terá a quantidade exata de telhas que irá precisar.
  • Depois disso é hora de preparar a estrutura, posicionando as madeiras de cima para baixo. Lembrando que é necessário deixar uma pequena inclinação para que a chuva desça com facilidade.
  • Ainda em relação à estrutura lembre-se que é necessário um espaçamento entre os caibros e as ripas para que consigam suportar todo o peso do telhado. O espaçamento deve ser de no mínimo meio metro no caso dos caibros e de 38 centímetros no caso das ripas.
  • Depois de feita a estrutura é hora de dar uma atenção especial às telhas, que devem ser pintadas com tinta impermeabilizante para evitar a ação dos raios UV.
  • Já pintadas é hora de assentar as peças, lembrando que é preciso respeitar o sentido de cima para baixo, para que as telhas fiquem bem presas umas às outras. Caso contrário você pode ter problemas de infiltração e/ou goteiras.
  • Telhas instaladas, é hora de fazer o beiral – esta estrutura impede a formação e o acúmulo de poças de água junto à parede na época de chuva. Não é necessário que seja grande, no entanto deve ter o tamanho ideal para evitar que a água atinja diretamente as portas e janelas, por exemplo.
Esquema de montagem e das peças de um telhado colonial

Esquema de montagem e das peças de um telhado colonial

Preços

Quando se trata de preço as telhas coloniais podem não ser as mais baratas, mas vale lembrar que o resultado final é lindo.

Falando em valores, o preço médio por telha é entre R$ 15,00 a R$ 25,00.

Lembrando que esse valor é referente apenas à peça e não inclui mão de obra. Por isso o valor pode ser bem alto para quem optar por um telhado colonial.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários