Telhas galvanizadas – Vantagens e desvantagens

Muitos modelos de metais são apropriados para uso em coberturas. Mas alguns metais são bastante sensíveis à oxidação e à corrosão. Para solucionar este problema, a solução é galvanizar as coberturas metálicas combinando a resistência e a durabilidade do aço com uma camada protetora de zinco, que impede a decomposição e a ferrugem. O processo de aplicação de zinco no aço é chamado de galvanização ou metal galvanizado para telhados, por isso, as telhas são chamadas de telhas galvanizadas. Além de ser muito durável e fácil de instalar, o material é resistente a estragos provocados ​​pela água. Muitas lojas e prédios usam esse tipo de cobertura para economizar tempo e dinheiro, e ainda usufruir da abundância de resistência e solidez.

AS telhas galvanizadas apresentam uma série de vantagens sobre as telhas de zinco, mas também precisam de alguns cuidados especiais.

As telhas galvanizadas apresentam uma série de vantagens sobre as telhas de zinco, mas também precisam de alguns cuidados especiais.

Geralmente, as coberturas de metal galvanizado são pré-cortadas em painéis que são fixados em uma estrutura de telhado. Essas chapas também podem ser adaptadas para que possam acomodar cantos e características específicas da estrutura do lugar. Um telhado de metal galvanizado é parafusado, mesmo que os painéis sejam finos. Os telhados maiores podem utilizar o aço galvanizado como opção de baixo custo, que é menor do que a madeira, por exemplo.

Desvantagens de telhas galvanizadas

As telhas galvanizadas também têm suas desvantagens. Uma delas é que o aço pode ser pesado, fazendo com que a estrutura tenha que ser construída de tal forma que consiga tolerar o peso da cobertura galvanizada. As telhas galvanizadas também podem ocasionar bastante ruído, ainda mais em tempos chuvosos ou de fortes rajadas de vento. Mas se o lugar possuir um isolamento à prova de som, esse será o menor dos problemas para a estrutura. Mas em grandes estabelecimentos comerciais, poderia ser bastante incômodo ou até insuportável ficar sobre a estrutura nessas condições.

Telhado simples com telhas inox sem uso de isolante termoacústico

Telhado simples com telhas inox sem uso de isolante termoacústico

Tipos de materiais

Um dos materiais mais utilizados nas construções comerciais e residenciais é a telha galvanizada de metal ondulado. Este tipo é blindado com uma superfície protetora de zinco, que resguarda o telhado contra a ferrugem e a corrosão, mesmo estando exposto aos elementos naturais. Sendo assim, as telhas de metal ondulado são ótimas para serem aplicadas em estruturas ao ar livre. A instalação deste tipo de metal em coberturas é feita de forma rápida e simples, sobre espaços maiores do telhado, sendo robusto e excelente para anos e anos de utilização.

As chapas de cobertura produzidas de metal galvanizado ondulado são bem maiores do que outros tipos de cobertura. Isso significa que os espaços mais extensos podem ser rapidamente cobertos de maneira padronizada. As indústrias, muitas vezes, apresentam este tipo de cobertura não só para obterem maior durabilidade e facilidade na construção de grandes galpões, mas para ter economia de custos, porque os painéis galvanizados ondulados são bem mais baratos do que outros tipos de cobertura.

Chapas de aço

Chapas de aço

As ondulações, que são essencialmente sulcos ou ondas nas folhas de metal, facilitam o escoamento da água da chuva. Essas ondulações também podem permitir alguma flexibilidade dos painéis, ajudando, desse modo, a reduzir a probabilidade de quebra de impactos ou esforços de flexão.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...