Ventiladores de teto > Preços, Instalação, Modelos e dicas

Se tem uma frase / reclamação frequente na boca dos brasileiros, essa frase é “que calor!”. É, não tá moleza para ninguém, em alguns estados, como o Rio de Janeiro por exemplo, a sensação térmica chega aos incríveis 50º Celsius, um verdadeiro forno a céu aberto… Com esse calor todo os brasileiros procuram cada vez mais formas de se refrescarem e de amenizarem essa terrível sensação térmica. Dentre os vários itens utilizados para esta finalidade estão os ventiladores de teto, que nunca foram tão adorados como são agora.

Ventilador de teto na sala de estar

Ventilador de teto na sala de estar

Pois é, pensando exatamente nisso decidimos trazer hoje para vocês mais informações sobre um modelo de ventilador que é pouco conhecido por certas pessoas – o famoso ventilador de teto.

Então se você busca mais informações sobre este utensílio fique por aí e confira tudo que trouxemos para vocês!

Características

Tal como o nome indica, os ventiladores de teto são instalados justamente no teto e têm com principal função refrescar – através da circulação do ar – o ambiente no qual está instalado.

Com certeza você já vu um ventilador de teto e sabe que o mesmo possui várias pás que giram simultaneamente em torno de um eixo.

Pois é, a dúvida de algumas pessoas é sobre a quantidade de pás, se esse número tem alguma influência na potência do produto.

A resposta é sim, o número de pás influência sim na potência do equipamento – afinal, quanto mais pás, maior será a circulação do ar pelo espaço – porém, este não é o único fator a se ter em consideração durante a análise da potência dos ventiladores de teto, afinal o peso, o motor e a aerodinâmica do modelo também influenciam o seu desempenho.

Modelos de Ventilador de Teto

O mercado apresenta uma série de modelos diferenciados de ventilador de teto, para atender as diferentes necessidades em decoração, design e mesmo em funcionalidade em cada ambiente.

Ventiladores de teto com luminária

Uma boa dica para quem deseja instalar um ventilador de teto é comprar um modelo que inclua já uma luminária embutida. Esses modelos previnem o usuário de precisar fazer mais de uma instalação elétrica para a instalação de duas entradas de luz, uma para o ventilador e outra para a luminária.

Ventiladores de teto de madeira

Uma outra dica legal são os modelos que usam as pás em madeira ou material que se assemelhe ao material. Isso pode vir muito bem a calhar em decoração de ambientes que usam muita madeira ou tons escuros para sua composição.

Ventiladores na decoração

uso do ventilador na composição de quarto de casal moderno

uso do ventilador na composição de quarto de casal moderno

decoração de quarto vintage com ventilador

decoração de quarto vintage com ventilador

Uso de ventilador na área externa

Uso de ventilador na área externa

ventiladores de teto na casa toda

ventiladores de teto na casa toda

Dúvida

Uma das principais dúvidas apresentadas pelas pessoas é:

  • Qual o melhor material para as pás do ventilador de teto?

Essa escolha irá depender, prioritariamente, da sua decoração.

Além disso o material das pás também pode ter a influência de alguns fatores, veja as características de cada modelo:

  • Pás de aço – são mais pesados, tendem a fazer um incomodo barulho com o passar do tempo e ainda podem sofrer oxidação com o decorrer dos dias.
  • Pás de madeira – são também um dos mais pesados, o que não o faz perder a qualidade, visto que a madeira – se bem tratada – tem uma vida útil bastante longa.
  • Pás de plástico – os ventiladores de teto com as pás de plástico são um dos modelos mais vantajosos tendo em consideração a aerodinâmica das suas pás – que o torna mais eficiente. Além claro, de possuir o custo mais baixo que os formatos citados anteriormente.

Preços

Os preços são os mais diversos possíveis, desde R$ 100,00 até R$ 1000,00, tudo irá depender do modelo escolhido, da qualidade do mesmo, das funcionalidades apresentadas pelo produto, da garantia, da marca, da região que você está, etc.

É bem incerto afirmar um valor fixo e um ventilador de teto mais barato pode te oferecer as mesmas funcionalidades de um caríssimo. Por isso a nossa dica para quem está pensando investir nesse produto é fazer uma pesquisa detalhada sobre marcas, funcionalidades e preços, assim você encontrará a melhor opção para as suas necessidades.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários