A Aglaonema é uma espécie de planta que chama atenção por suas cores e formato das folhas. Veja como cuidar dessa planta de interiores. A seguir vou te mostrar os tipos, cores e dicas simples de como cuidar e cultivar a sua em casa.
Conteúdo
Planta Aglaonema
De origem asiática, a Aglaonema é daquelas plantas com folhagens belíssimas, abundantes e nesse caso, traz cor verde com manchas em tons de rosa.
Também conhecida como café-de-salão ou ainda falso-café-de-salão, ela é de fácil manutenção e apresenta grande variedade.
A mesma se desenvolve muito bem em interiores, logo, é uma das indicações de plantas que gostam de sombra. Você está diante de uma boa opção de planta de apartamento.
Tipos e Cores de Aglaonema
Como acabei de falar, a Aglaonema é uma espécie de planta com muitas variedades. No entanto, algumas chamam mais atenção e são menos exigentes, então confira:
Rosa
A Aglaonema rosa é, sem dúvida, a mais desejada. Isso por suas folhas serem as mais diferentes e, embora, tenhamos o verde característico, quem comanda mesmo é o tom rosado.
Em suma, temos a folha rosa com contorno e pequenos pontos em um tom de verde-escuro.
Branca
Contamos com a Aglaonema crispum que, na verdade, traz a folhagem verde com alguns pontos claros.
Por outro lado, você pode encontrar a chamada “super branco” com suas folhas quase completamente brancas e contorno e marcações em verde.
Além destas, ainda podemos contar a branca de neve, e a listras, ambas com um pouco de brando.
Vermelha
Do tipo variegata a Aglaonema siam aurora não é totalmente vermelha, mas traz manchas nessa cor.
Ela gosta de ambientes mais úmidos e que recebam luz de forma indireta. A anjamani sim tem um vermelho mais proeminente.
Como Cuidar de Aglaonema
A boa notícia sobre a Aglaonema é que todas as suas variedades demonstram ter as mesmas necessidades, desse modo, fica mais fácil de cuidar.
- Luz: opte por um ambiente com luz solar indireta para não queimar as folhagens;
- Solo: aqui você precisa ter um solo bem drenado, ou seja, pedrinhas no fundo do vaso e um pouco de areia para que a água das regas escoe bem rápido;
- Rega: essa talvez seja a maior exigência dessa planta, pois precisa de regas diárias, reduzindo apenas durante o inverno;
- Por fim, as Aglaonemas não gostam de muito sol, corrente de ar, muito vento, excesso de água ou solo seco e tempestades;
Como Cultivar
Embora o que mais chama atenção sejam as folhas, essa bela planta também apresenta flores. Isso mesmo!
Em resumo, são flores em tamanho pequeno e super discretas que lembram lírio ou antúrio.
Vamos aprender, então, como cultivar Aglaonemas em casa?
- Primeiro retire um caule de planta mãe saudável e adulta. Aqui é preciso ter paciência, pois ao plantar no substrato, levam-se 6 meses até que saiam as folhas;
- Também podemos plantas suas folhas e esse processo é bem mais rápido, geralmente pegam em 2 meses;
- Por fim, lembre-se que o substrato precisa estar sempre úmido e que ela não pode receber luz intensa do sol;
Comentários