Como Fazer Mudas De Rosa Do Deserto » Passo A Passo Fácil

Como fazer mudas de rosa do deserto? Aprenda duas formas de fazer suas mudas e comece a cultivar essa planta linda e super resistente!

A rosa do deserto é uma das plantas que gostam de sol, por isso, sempre a indico para quem vive em regiões com altas temperaturas. Além disso, temos aqui uma alternativa linda dentre as plantas para jardim.

Por ser uma espécie que não cresce muito, podemos cultivá-la em vasos. Também recomendo como uma opção dentre as plantas para apartamento.

Mudas de Rosa do Deserto

Mudas de Rosa do Deserto

A versatilidade dessa plantinha é tanta que ela fica muito bem em decoração de jardim de inverno ou jardim pequeno com pedras.

Quer tê-la em sua casa? Então confira suas características  veja duas maneiras simples de fazer mudas .

Características Da Rosa Do Deserto?

Rosa Do Deserto

Antes de aprender como fazer mudas de rosa do deserto é importante conhecer suas características. Desse modo, após conseguir suas mudinhas, saberá como cultivá-la e a mesma poderá se desenvolver bem.

A princípio temos uma espécie que não só suporta altas temperaturas quanto gosta muito do sol. O ideal é que ela fique exposta aos raios solares pelo menos umas 6 horas por dia.

Sendo assim, quem vive em regiões com menor incidência de sol deve tomar o cuidado para deixá-la exposta o máximo possível.

Ela também gosta de solo rico em matéria orgânica e o mesmo precisa ter bom sistema de drenagem. Isso impedirá que suas raízes apodreçam.

Quanto às regas, o recomendado é regar com frequência, mas sem exagero na quantidade de água. Vale a dica de testar o solo com o dedo e só regar quando o mesmo estiver seco.

Por fim, não se esqueça de que quanto mais sol ela tomar, mais fácil florescerá.

Agora que você já sabe como cuidar, veja como fazer mudas de rosa do deserto.

Como Fazer Mudas De Rosa Do Deserto Com Estacas

Em suma, existem duas maneiras de obter mudas da rosa do deserto: por meio de estacas e usando sementes. Então vamos começar com o processo chamado estaquia.

  • O primeiro passo é escolher bem as estacas. A dica é optar por galhos saudáveis e retirados de uma planta já adulta.
  • Em seguida, após cortar os galhos, passe um pouco de canela e pó tanto na base da planta quanto do galho. Assim não correrá risco de ter sua estaca tomada por micro-organismos.
  • Agora, remova todas as folhas e corte sua gema apical, ou seja a ponta superior do galho.
  • Reserve os galhos cortados entre 2 e 3 dias antes de plantar.
  • Por fim, prepare o vaso com um sistema de drenagem, substrato, pinus triturada, carvão e terra. Deve-se deixar pelo menos 4 cm do galo enterrado e a muda precisa ficar à meia sombra, regando moderadamente.
  • Até 60 dias poderá observar sinais de que a muda pegou.

Como Fazer Mudas Com Sementes

como fazer mudas de rosa do deserto com sementes

  • Consiga sementes maduras e saudáveis e, em seguida, coloque-as e papel toalha umedecido.
  • Mantenha as sementes assim por alguns dias e garanta que o papel esteja sempre úmido.
  • Em alguns dias elas começarão a germinar e nascerão pequenas folhas verdes.
  • Por fim, quando as folhas saírem, prepare o vaso e cole-as sobre a terra. Siga os mesmo passos anteriores: meia sombra e regas sem exagero.
5/5 - (2 votes)

Comentários