Como Instalar Antena Digital » Interna, Externa e Modelos De Antenas

Neste artigo você terá um passo a passo simples, em exatamente 4 etapas, para qualquer pessoa aprender como instalar antena digital. O envio de imagens das emissoras de TV vem sofrendo constantes transformações no que se refere a tecnologia. Com isso, há uma necessidade maior em se ter uma antena digital.

A aquisição desse aparelho se faz necessário, dentre outras coisas, para melhorar a qualidade da imagem que recebemos em nossas TVs. A questão é que a maioria dos brasileiros só conseguiu acesso a essa tecnologia a pouco tempo, então, não sabem como fazer a instalação. Com isso, é necessário contratar um profissional especializado.

Mas saiba que é possível aprender como instalar antena digital e o processo é relativamente fácil. Vale ressaltar que algumas coisas do passo a passo podem variar, de acordo com o modelo de cada antena, mas nada que dificulte a instalação.

Tipos De Antena Digital

Antes de aprender como instalar antena digital, é importante saber identificar os modelos de antena digital. A princípio, contamos com 2: interna e externa. Ambas contam com um receptor de sinal e controle remoto, mas existem algumas diferenças. Então, vejamos mais informações sobre cada uma.

  • Antena digital interna: a antena digital interna é composta por dois itens: a antena e um receptor de sinal que vem com controle remoto.
  • Antena digital externa: o modelo de antena digital externo precisa de uma antena instalada fora de casa. Trata-se de um modelo mais prático e podemos colocar no mesmo local da antena comum.

Além disso, existe um cabo que devemos conectar entre o aparelho e a TV, o que permitirá a recepção do novo sinal.

Enquanto a externa deve ser posta no alto ou em lugar com maior movimento, a interna deve ficar sobre a TV ou ao seu lado.

Já o receptor é um aparelho em tamanho menor que um aparelho de DVD e pode ficar em qualquer lugar, não interferindo na qualidade da imagem.

Agora que já sabe diferenciar os dois modelos, veja o passo a passo de como instalar antena digital e faça sua própria instalação.

Como Instalar Antena Digital Interna

Como Instalar Interna

A antena interna é pequena e alguns modelos cabem na palma da mão. Sua principal vantagem é não exigir uma instalação em locais muito altos e o uso de furadeiras.

Desse modo, se você não possui esta ferramenta, não pode subir no telhado ou contratar um técnico, essa é a melhor opção. Vejamos como instalar:

  1. Escolher um ponto alto em sua casa: podemos coloca-la sobre a TV, mas quanto mais alto, melhor;
  2. O próximo passo é ligar o cabo do receptor à TV. A entrada é a mesmo onde estava ligada a antena de sinal analógico;
  3. Busca de canais: Depois, basta realizar a busca de canais usando o controle, pelo menu da TV;
  4. Nova busca: Alguns sinais mudam de frequência, então refaça a busca de tempos em tempos;

Como Instalar Antena Digita Externa

Como Instalar Antena Externa

  1. Local: o ponto de instalação deve ser o mais alto possível e sem interferência e barreiras, como prédios, por exemplo. Caso tenha antena de TV a cabo, pode colocar ao lado;
  2. Fixando a base: este modelo precisa ser fixado ao chão, por isso, precisamos de uma furadeira, parafusos e buchas.
  3. Conectando o cabo: em seguida, devemos conectar o cabo à TV e à antena;
  4. Busca de sinal: por fim, é hora de fazer a sincronização dos canais;

Comentários