O conceito de cozinha americana tende a unir cozinha e sala de estar, harmonizando os dois ambientes entre si e ainda criando a sensação de “família reunida” é uma forte tendência, ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. A praticidade e modernidade desse layout permite muito estilo inclusive em ambientes pequenos – apartamentos, por exemplo, cada vez menores, carecem de funcionalidade sem que o proprietário tenha que abrir mão da beleza.
Conceito da cozinha americana
A principal marca de uma cozinha americana é o balcão. Ele serve como mesa para as refeições e também tem a função de demarcar os espaços cozinha/sala, separando-os; porém, mantendo ambos à vista e integrados. E é aí que se encontra a grande vantagem da cozinha americana: é possível conversar com amigos enquanto prepara-se uma refeição, assistir TV, etc. Essa demarcação acaba ocupando muito mnos espaço que uma mesa completa ou uma parede, sendo uma excelente alternativa na decoração de apartamentos pequenos.
Esse balcão não é necessariamente grande, como uma mesa de jantar comum. Normalmente é pequeno, sendo da largura apropriada para o ambiente em que vai ser instalado. Ele também pode ter formatos diferenciados, dividido em um ou dois pontos, ou em L, por exemplo. Banquetas podem ser utilizadas ao invés de cadeiras e famílias maiores podem contar um banco para que mais pessoas sentem-se juntas. Logicamente, o padrão americano de cozinha só não será uma boa ideia se a família tiver um número grande de pessoas.
Nada impede, porém, que haja uma mesa de fato na cozinha (se houver certo espaço para isso). Nesse caso, o balcão pode ser utilizado apenas para refeições rápidas, como o café da manhã.
Se a ideia for montar uma cozinha planejada, o primeiro passo é escolher uma empresa de móveis qualificada e com boas indicações. Os móveis não poderão ser mudados de lugar com frequência, portanto sua resistência e durabilidade devem ser as mais altas possíveis para que sua beleza (que ficará sempre exposta, mesmo para quem entra pela porta) também seja durável.
Os revestimentos e eletrodomésticos também precisam ser escolhidos com cuidado. Uma boa dica é optar pelos que facilitam a limpeza e que são fabricados a partir de materiais que não acumulam sujeira, já que – novamente – serão notados também por quem está apenas visitando a sala da casa.
Acessórios na decoração farão toda a diferença e poderão dar ainda mais charme a esse estilo de cozinha. Optar por detalhes em madeira é uma boa ideia para dar certo ar simples e rústico para o ambiente. Cores são bem vindas (vermelho e amarelo em banquetas combinando com balcão escuro, por exemplo) e dão fôlego à casa, além de desviar o foco do tamanho do cômodo em si. Pendentes sobre o balcão criam a sensação de parede vazada, ajudando a separar os ambientes, mas mantendo a visão de ambos os lados. Em qualquer hipótese, é sempre importante lembrar que, como os cômodos “conversarão” entre si, a decoração escolhida para a cozinha deve harmonizar com decoração da sala.
Fotos de cozinhas americana
A seguir, uma pequena galeria de imagens de cozinhas americanas que preparamos para você apreciar.
Comentários