A sustentabilidade é construída nos valores das pessoas como seres humanos. É possível praticá-la na rua, no trabalho e também em casa, principalmente adotando elementos ecológicos na decoração. Quando implementados nos espaços de uma residência, os objetivos sustentáveis criam maior eficiência energética, que misturam vida interior e exterior. Parte do compromisso da decoração com a sustentabilidade é promover um diálogo que ajuda as pessoas a descobrir ideias interessantes que podem complementar suas casas. Veja algumas dicas muito úteis de decoração sustentável que você pode explorar e como utilizar materiais renováveis:
Conteúdo
Ir a lojas artesanais
Ao selecionar uma decoração para sua casa, considere a incorporação de itens e de peças de arte que são feitas à mão por artesãos locais. Ao fazer essa escolha, você evita comprar elementos produzidos em massa e que usam uma grande quantidade de energia durante o processo de fabricação. Outra coisa a ter em mente é que a massa desses itens produzidos em indústrias é muitas vezes transportada para longas distâncias, um processo que queima muito combustível fóssil e contribui para o efeito estufa.
Optar por materiais renováveis
Ao comprar itens para sua casa, dar atenção especial aos materiais de que foram feitos os itens é essencial. Por exemplo, o tecido grama e o bambu são os materiais renováveis que naturalmente reabastecem-se ao longo do tempo depois de serem recolhidas a partir de seus ambientes naturais. Esses itens são uma escolha melhor do que os materiais feitos a partir de combustíveis fósseis.
Comprar materiais reciclados
Incorporando elementos e arte feitos de materiais reciclados na decoração da sua casa pode produzir resultados surpreendentemente bonitos. O vidro reciclado, em particular, pode ser readaptado em peças de mosaico vistosas para a casa ou jardim. Da mesma forma, o metal pode ser usado para fazer arte industrial, cataventos rústicos e muito mais, dependendo do olhar que você deseja ter em sua casa.
Procure marcas ecológicas
À medida que mais proprietários tornam-se conscientes da importância de reduzir o impacto ambiental, mais empresas começam a produzir produtos de origem sustentável. Algumas oferecem itens feitos de materiais que são orgânicos, recuperáveis ou renováveis, tais como louças de argila natural, peças de madeira recuperadas e até mesmo assessorias de escritório de couro reciclado. Outras empresas se empenham em produtos para casa sustentável, oferecendo cestas de armazenamento feitas de folhas de tecidos de palmeiras e folhas de água, jogos americanos de ardósia recuperada e tapetes de garrafas plásticas recicladas e embalagens.
Reduza o consumo
Uma das melhores maneiras de reduzir os prejuízos ao meio ambiente é reduzir também o consumo. Ou seja, comprar apenas móveis essenciais para sua casa, mantendo os itens não essenciais longe, deixando as superfícies da sua casa claras e sem desordem. Esta abordagem não só o incentiva a ganhar qualidade sobre a quantidade, mas também reduz o estresse dos moradores. Melhor ainda, uma abordagem mínima na mobília ajuda o meio ambiente e reduz a pegada de carbono dos produtos domésticos da moda produzidos em massa, que são comprados apenas para ser substituídos por novos itens mais tarde.
Comentários