A ixora coccínea é um arbusto lenhoso pertencente à família Rubiaceae, possui ramagem densa e é perene. Conheça mais sobre a planta.
De nome científico ixora coccínea a planta é conhecida popularmente com os nomes de: ixora, ixora coral, icsória, flor de coral, Santa Rita, Chama da floresta, cruz de malta, e ixória.
Está na categoria dos arbustos tropicais, cercas vivas, arbustos e flores perenes. A ixora coccínea é originária da Malásia e da Indonésia, pode medir até 1,2 metros e gosta de sol pleno.
Assim sendo, é um arbusto que traz um aspecto mais compacto e folhas com textura muito parecida com o couro. Sua floração acontece no verão e na primavera, e a inflorescência promove muitas flores.
É bastante utilizada em cercas vivas, para cobrir muros e muretas de maneira bonita e natural.
Conteúdo
Tipos de Ixora Coccínea
Existem várias espécies da planta e várias são híbridas. A maioria possui origem asiática. Confira alguns tipos:
Compacta ou japonesa:
Tem origem na Malásia e produz flores nas cores, vermelho, creme e rosa. Traz pétalas em formato mais pontiagudo e medindo até 0,80 m de altura. Todavia, é muito utilizada em conjuntos de vasos e canteiros.
Chinesa:
Este tipo pode atingir até 2 metros de altura e tem folhas cariáceas na cor verde-escura. Flores com pétalas maiores que a japonesa, entretanto, em menor quantidade. A floração dessa ixora é do tipo umbrela, ou seja, com flores inseridas no caule dando um formato de sombrinha.
Anã:
Também é possível encontrar a ixora anã e só consegue se desenvolver em regiões mais quentes e serve para fazer bordadura de canteiro.
Como Cuidar de Ixora
Mantenha o arbusto em local quente e molhe com regularidade, ou seja, sempre que o solo estiver seco. Procure não deixar a terra totalmente seca e também não regue para deixa-lo encharcado.
Veja Também:
- Tudo sobre as astromélia;
- O segredo de um topiária perfeito;
A mesma deve ser podada com certa frequência ou perderá a forma e não oferecerá um visual bonito.
Como Plantar Ixora
Lembre-se de que a planta gosta de locais ensolarados, solo bem adubado com matéria orgânica e com sistema de drenagem.
Não é recomendado plantá-la em local próximo a concreto novo ou muros caídos, pois a cal a prejudica.
Veja um passo a passo de como plantar:
- Prepare uma cova colocando no fundo areia para uma drenagem efetiva.
- Posteriormente, adicione adubo animal de gado que seja bem curtido, composto orgânico e também turfa que possui um pH baixo. Não utilize húmus de minhoca.
- Retire a muda do seu recipiente com bastante cuidado para não danificar suas raízes.
- Coloque na cova preparada e adicione mais composto. Vá apertando a terra.
- Caso a ixora seja planta em local que venta muito é necessária colocar u suporte a fim de evitar tombamento, principalmente nos tipos que crescem muito.
- Regue mais durante uma semana e depois de maneira regular.
- A adubação deve ser feita no mínimo 4 vezes por ano.
- No caso de cultivo em vaso o ideal é que use o adubo granulado que deve ser dissolvido em água. Misture uma colher de sopa em 2 litros de água e coloque apenas na terra.
Comentários